Concerto de Ano Novo dá as boas vindas a 2023
O Auditório Municipal de Vieira do Minho acolhe, este domingo, dia 8 de Janeiro o Concerto de Ano Novo, promovido pela Câmara Municipal no âmbito do programa festivo “ Vieira Vila Natal 2022”.
O espetáculo levado a cabo pelo pianista Romeu Freitas e pela Banda Filarmónica de Vieira do Minho pretende dar as boas vindas a 2023 e proporcionar uma viagem pelo mundo da música onde os sons do piano, das flautas, dos clarinetes, do fagote e dos trompetes ecoarão harmoniosamente para deleite do público presente naquele momento que pretende saudar mais um ano.
Irá certamente ser um momento intenso e surpreendente, carimbado com a qualidade habitual dos concertos de Ano Novo a que o publico já se habituou.
Os protagonista são, como já referimos, Romeu Freitas ao piano e a Banda Filarmónica de Vieira, já bastante conhecidos dos Vieirenses.
Refira-se que, Romeu Machado Freitas nasceu a 25 de março de 2008 iniciou os seus estudos musicais em piano com 7 anos na Academia de Música Valentim Moreira de Sá, no polo de Vieira do Minho, instruído pela professora Magda Marques.
Em 2017 passou a ser aluno da professora Carla Nogueira, com quem estuda desde então. Em 2018 obteve o 3° prémio, escalão A, no concurso nacional de piano e guitarra Cidade de Gaia e participou na maratona de teclistas Dona Helena, na Casa da Música no Porto.
Em 2020 passou a frequentar a Academia de Música José Atalaya, em Fafe.
Em 2021 obteve uma menção honrosa, categoria D, no XIII prémio Nacional/III prémio Luso-Galaico Elisa de Sousa Pedroso (Vila Real) e foi finalista na categoria Júnior B no XXIII concurso internacional de piano Santa Cecília, no Porto. Em 2022 obteve o 2° prémio, categoria C, no XV concurso internacional de piano da escola de música São Teotónio em Coimbra; obteve uma menção honrosa na 6° edição do Prémio Ilda Moura, escalão D, no Porto; obteve o 3° prémio na categoria C do XIV Prémio Nacional/IV Prémio Luso-Galaico Elisa de Sousa Pedroso (Vila Real).
Em dezembro de 2022, foi finalista no César Franck Internacional Piano Competition, categoria C (14 a 16 anos), na Bélgica, e obteve o 2° prémio “Exceptional Performer” no World Open Online Music Competition, categoria IX.
No que diz respeito à Banda Filarmónica de Vieira do Minho, fundada no ano de 1898 no Mosteiro, tendo sido transferida para a sede do Concelho por volta de 1918. Essa transferência terá sido causada por divergências entre os músicos, tendo alguns deles saído e formado uma nova banda no lugar de Brancelhe, a actual vila de Vieira do Minho.
Atualmente, a Sociedade Filarmónica de Vieira do Minho conta com 50 músicos, essencialmente jovens e é dirigida pelo maestro Hélder Ribeiro. O concerto de ano novo terá lugar no domingo, dia 08 de janeiro, às 15h00. No concerto de ano será prestada homenagem a Domingos Cardoso, antigo maestro da Sociedade Filarmónica de Vieira do Minho