Quantcast
 
 

Espaço Cidadão inaugurado em Celeirós

O presidente da Câmara Municipal de Braga, Ricardo Rio, inaugurou hoje o Espaço Cidadão de Celeirós. Instalado no edifício da Junta de Freguesia de Celeirós, este é o 12º Espaço Cidadão a funcionar no Concelho de Braga.

 

Com a abertura de mais este espaço, num investimento municipal de 80 mil euros, aos quais acrescem 25 mil do financiamento do Portugal 2020, o Município cumpre o objectivo de facilitar o acesso da população a um vasto leque de serviços. “Esta é mais uma resposta descentralizada e de proximidade que vem facilitar a vida dos cidadãos que residem nesta zona da Cidade. Ao longo dos últimos anos, temos vindo a estimular a criação de uma rede de Espaços Cidadão em todo o Concelho que complementem as valências públicas”, salientou Ricardo Rio, acompanhado pelo presidente da União de Freguesias de Celeirós, Aveleda e Vimieiro, Carlos Guimarães.

 
 

Ricardo Rio adiantou ainda que a Autarquia Bracarense está a preparar um protocolo com as Juntas de Freguesia onde estão instalados os Espaços Cidadão para “disponibilizar um leque mais alargado de serviços municipais nestes balcões, reforçando os serviços de proximidade aos cidadãos”.

Inicialmente, o atendimento no Espaço Cidadão de Celeirós funciona de Segunda a Sexta-feira das 10h00 às 12h30 e das 14h00 às 18h30. Posteriormente, o balcão irá funcionar durante os mesmos dias da semana, mas das 9h00 às 1300 e das 14h00 às 18h30.

 
 

O Espaço Cidadão é um ponto de atendimento que reúne serviços de diferentes entidades num único balcão. No Espaço Cidadão é possível ter acesso a inúmeros serviços da administração central, local e de entidades privadas que prestam serviços de claro interesse público. Estes Espaços resultam da adesão do Município ao projecto nacional de criação de uma rede de Espaços Cidadão, no âmbito do Programa Aproximar, formalizada mediante um protocolo assinado entre o Município de Braga e a Agência para a Modernização Administrativa (AMA).

Nestes balcões de atendimento pode, por exemplo, tratar da Carta de Condução, solicitar nova senha ou uma caderneta predial junto da Autoridade Tributária, apresentar despesas junto da ADSE, tratar de assuntos relativos a emprego e formação profissional, alterar a morada do Cartão de Cidadão, solicitar o Cartão Europeu de Seguro de Doença ou realizar os serviços e-fatura, entre muitos outros.

 

Este modelo permite servir melhor o cidadão, de forma mais rápida e próxima, promovendo a literacia digital por via do apoio assistido na prestação dos serviços públicos digitais.

Comentários

comentários

 

Você pode gostar...

Deseja ativar as notificações Sim Não