Quantcast
 
 

Bombeiros Sapadores de Braga realizaram 241 ocorrências de busca e resgate de animais

No último ano, o socorro animal preencheu uma quota importante das solicitações de socorro da Companhia de Bombeiros Sapadores de Braga, que ocorreram a situações de perigo e acidentes com animais domésticos. O Corpo de Bombeiros foi accionado para 241 ocorrências de busca e resgate de animais, sendo quatro destas ocorrências em meio aquático e as restantes em meio terrestre.

 

As acções de socorro envolveram 482 operacionais e 253 veículos que percorreram 4.098 quilómetros. Todas estas operações decorreram durante 226 horas.

 
 

Altino Bessa, vereador da Protecção Civil da Câmara Municipal de Braga, destaca a importância e a pertinência da criação de um mecanismo especialmente dedicado ao socorro animal para a Cidade de Braga, no âmbito da política animal. «O Município de Braga tem desenvolvido um trabalho de sinergias com as várias estruturas da esfera da protecção animal do Concelho com o objectivo de garantir a segurança e cuidado aos animais em estado mais vulnerável. Tal como indicam os números, temos respondido eficazmente aos pedidos de socorro e auxílio a animais, mesmo quando estes se encontram em perigo de vida iminente ou no enquadramento de abandono na via pública”, refere o responsável, sublinhando que “tem havido um esforço acrescido da Autarquia na defesa do bem-estar animal e da saúde pública”.

As operações de socorro animal decorreram de acontecimentos distintos, mas incidiu no resgate a animais em situações de perigo por via de acidentes. Os operacionais afectos ao socorro animal receberam formação específica para acolher da melhor forma os animais feridos e transportá-los em segurança até aos hospitais veterinários. “Estrou certo que o sucesso desta e outras missões se deve também ao trabalho em rede que sempre potenciamos e valorizamos”, conclui Altino Bessa.

 
 

O Corpo de Bombeiros está munido de uma viatura de socorro animal que funciona 24 horas por dia, sendo que o serviço é prestado em articulação com as autoridades policiais e a AGERE/Centro de Recolha Oficial (CRO).

Comentários

comentários

 

Você pode gostar...