Programa CED Braga já efectuou 1.192 esterilizações de gatos de rua
Ao abrigo do programa CED (Capturar, Esterilizar, Devolver), implementado em 2018, e que visa o controlo da reprodução e da população de felídeos errantes no Concelho, o Município de Braga já apoiou a esterilização de 1.192 gatos, dos quais 239 machos e 953 fêmeas. Estima-se que o trabalho desenvolvido tenha permitido o controlo de cerca de 3.000 ninhadas e evitado o nascimento de 15 mil animais.
Só no ano transacto, foi possível beneficiar 307 felídeos, sendo 264 fêmeas e 43 machos, apoiando assim um total de 82 colónias espalhadas por todo o Concelho.
Em Braga, este programa é acompanhado pelas associações locais de protecção animal do Concelho (Abandoned Pets, APPANIBRAG, Bragatos e Abrigos da Luna) e pelos seus cuidadores, que são responsáveis por monitorizar o estado da colónia. Os animais mais jovens e dóceis são retirados das colónias e encontram-se disponíveis para adopção.
Actualmente, já existem várias colónias controladas, o que tem permitido, reduzir significativamente, o número de animais em cada colónia. Segundo Altino Bessa, vereador responsável pela política animal da Câmara Municipal de Braga, estes resultados só são possíveis “graças a um sistema de gestão eficaz, uma equipa dedicada, trabalho em rede e a constante preocupação com a saúde e a manutenção do bem-estar dos seus animais”.
Como explica o vereador, o programa CED tem-se revelado importante no terreno, tendo sido reforçada a verba disponível para o projecto em 10 mil euros para o ano 2023, com o valor total para o CED a ser de 40 mil euros. “Com este trabalho executado por voluntários, cuidadores, médicos veterinários privados, serviço veterinário municipal, autoridades diversas, foi possível melhorar as condições de saúde animal, protecção animal e, acima de tudo, reforçar a saúde pública, num contexto municipal”.
Neste programa, os animais são todos identificados e registados na base de dados SIAC, vacinados contra a raiva, desparasitados interna e externamente e esterilizados. Todas as intervenções médico-veterinárias são suportadas pelo Município de Braga através do Programa Nacional “Cheque Veterinário”. As associações podem usar a verba disponível no CED para tratamento de animais doentes (Cheque de Tratamento), proceder a análises médico-veterinária (Cheque de Análise) gerindo o plafond disponível no Protocolo de Colaboração de acordo com as suas necessidades reais.