Fórum Transfronteiriço demonstra responsabilidade social e igualdade laboral das Empresas
Ricardo Rio defende que a responsabilidade social e a igualdade laboral das empresas, são factores de atractividade para os territórios. O presidente da Câmara Municipal de Braga participou esta Quinta-feira, dia 22 de Junho, no Fórum Transfronteiriço sobre o tema, e lembrou que os empresários devem estar focados no bem-estar social e laboral dos seus colaboradores.
“A dignificação das actividades profissionais e a valorização do trabalho, são condições fundamentais para que os cidadãos possam encontrar factores de atractividade no nosso território. Por isso, é necessário que os agentes económicos tenham especial preocupação com o bem-estar social e laboral dos seus colaboradores, para que se sintam realizados pessoal e profissionalmente”, referiu Ricardo Rio durante a sessão de abertura do Fórum Transfronteiriço sobre “Responsabilidade Social das Empresas (RSE) e da Igualdade Laboral”, iniciativa que contou também com a presença do presidente da Associação Empresarial de Braga, Daniel Vilaça.
Esta sessão, que decorreu no Altice Forum Braga, decorreu no âmbito do projecto GEMCAT_Capitaliza, que promove a igualdade laboral e medidas de RSE nas empresas para impulsionar a Geração de Emprego de Qualidade Transfronteiriça. O encontro procurou debater a RSE como factor de competitividade nas PME’s, a implementação de medidas de Igualdade Laboral como factor de desenvolvimento integrado dos territórios e foram apresentados case studies com a presença de empresas como a CAMPICARN, Grupo CASAIS, ETMA Metal Parts e F3M Information Systems.
“Em Braga e na região, existem empresários e agentes económicos que estão muito sensibilizados com a temática da responsabilidade social e da igualdade laboral e querem dar o seu contributo para a concretização destes objectivos”, salientou Ricardo Rio, enaltecendo todos os empresários que aderiram a este projecto de cooperação transfronteiriça, demonstrando que “querem ser agentes promotores da coesão e justiça social nas diferentes actividades económicas”.
O projecto GEMCAT_Capitaliza é financiado pelo Programa INTERREG V-A España-Portugal (POCTEP) e desenvolvido pelo Município de Braga com o apoio da InvestBraga, pela Universidade do Porto e pela Junta da Galiza.