“Nós acreditamos no jornalismo” Dia Mundial da Imprensa
A VMTV em conjunto com os membros das Associações de Meios de Comunicação da Argentina (ADEPA), Brasil (ANJ), Colômbia (AMI), Chile (ANP), Equador (AEDEP), Espanha (AMI), México (MX Media Alliance), Peru (CPP), dos países latino-americanos membros da SIP-IAPA (Associação Interamericana de Imprensa) e WAN-IFRA (Associação Mundial de Editores de Notícias), a APImprensa renova o seu compromisso com o dever de praticar o jornalismo com responsabilidade, excelência, honestidade e transparência.
“Nós acreditamos no jornalismo” é o mote da campanha criada pela agência de publicidade espanhola Portavoz e que reúne meios de comunicação e associações de vários países em torno do compromisso com o jornalismo e da sua missão de informar.
Este esforço assenta na necessidade de um trabalho autocrítico permanente para levar a informação verdadeira, clara e útil às comunidades, destacando o valor dos bons jornalistas e do bom jornalismo, entendendo que esta é a melhor ferramenta para combater as notícias falsas e a desinformação. Esta campanha pretende eternizar uma mensagem que corresponda à essência do trabalho jornalístico e ao compromisso incontornável dos profissionais do setor para com a população.
“Nós acreditamos no jornalismo” é um sinal de permanente compromisso, das diferentes comunidades de língua ibérica, para que nunca faltem meios de comunicação plurais e fiéis à sua vocação de serviço num ambiente democrático com a imprensa livre, com o direito à informação e à liberdade de expressão.