É do Minho o novo “Chefe do Ano 2024”
Diogo Novais Pereira, do restaurante Porinhos, em Fafe, venceu a 35ª edição do maior e mais antigo concurso nacional de cozinha, sendo reconhecido como o Chefe do Ano 2024. A premiação ocorreu esta quarta-feira no Centro Multiusos de Lamego.
O chef, de 33 anos, natural de Guimarães, apresentou ao júri um menu composto por Sopa de Pescada (Entrada), Canelone de repolho e arroz de forno de cogumelos (Prato Vegetariano), Jardineira de vitela e vazia de vaca (Prato de Carne) e Inspiração de tarte de maçã assada de Alcobaça (Sobremesa).
Na final, Diogo superou Francisca Dias, da Casa do Gadanha, em Estremoz; João Costa, do Euskalduna Studio, no Porto; Jorge Bolito, do The Yeatman, em Vila Nova de Gaia; Mário Santos, do Rossio Gastrobar – Altis Avenida, em Lisboa; e Pedro Dias, do Culto ao Bacalhau, no Porto.
“Ganhar este concurso é uma emoção muito grande! Ver o meu trabalho reconhecido é incrível, afinal este era um objetivo pessoal e profissional. Desde que comecei a estudar, acompanhei o concurso e agora chegar a vencedor é inexplicável. Fiz um menu com produtos que adoro e com os quais trabalho diariamente – tudo o que fiz foi tentar respeitá-los ao máximo”, enfatizou Diogo.
Diogo Novais Pereira começou sua carreira estagiando no DOP, no Porto, e no El Club Allard, em Madrid. De volta a Portugal, assumiu a chefia do restaurante Casa Torta, em Guimarães. Em 2015, mudou-se para o restaurante Oficina, no Porto. Quatro anos depois, em 2019, tornou-se Chefe Executivo do My Story Hotel Rossio, em Lisboa, e recentemente retornou a Fafe.