Treino de reconhecimento com viaturas tácticas Panhard M11 do Exército Português em exercício multinacional
Portugal
22 de Maio a 5 de Junho de 2024
Duas Viaturas Tácticas Ligeiras Blindadas (VTLB) 4×4 Panhard Ultrav M11, em primeiro plano com matrícula MX-05-92, e armada com metralhadora pesada M2 em calibre 12,7x99mm NATO, da Brigada de Reacção Rápida (BrigRR) do Exército Português, no decurso de um treino de reconhecimento e recolha de informações no contexto do exercício “Real Thaw”, que teve lugar maioritariamente no Alentejo e Ribatejo ao longo das 2 últimas semanas de Maio e da primeira de Junho de 2024.
O “Real Thaw 2024” (RT24), a par do exercício “HotBlade 2024” (HB24), coordenados pela Força Aérea Portuguesa, iniciou-se a 22 de Maio de 2024 e decorreu até 5 de Junho de 2024, envolvendo um agregado de 800 militares e 30 meios aéreos de 12 países europeus (Portugal, Áustria, Bélgica, República Checa, Dinamarca, França, Alemanha, Holanda, Polónia, Roménia, Espanha e Suíça).
O exercicio “Real Thaw”, que decorre desde 2009, desenvolve cenários de operação táctica multi-disciplinar (transporte, assalto, evacuação, etc.) e o exercício “HotBlade” insere-se no âmbito do “Helicopter Exercise Programme”, da Agência Europeia de Defesa (EDA). Ambos decorreram a partir da Base Aérea n.º 11 (BA11), em Beja, e envolveram voos diurnos e nocturnos, bem como, além da região interior e litoral do Alentejo, operações no Ribatejo, sobre contextos de montanha, a Norte, e sobre o Oceano Atlântico – compreendendo diversas operações de armas combinadas com forças terrestres.
A VTLB 4×4 Panhard Ultrav M11 estando aqui armada com uma metralhadora pesada, pode, em outras configurações do Exército Português, estar armada com metralhadora média ou posto de tiro de lança-míssil guiado anti-carro MILAN. Esta viatura, produzida pelo fabricante francês Panhard, a versão de exportação da sua VBL (“Véhicule Blindé Léger”), tem um massa de 3,53 toneladas, um comprimento de 4 metros, uma largura de 2 metros e uma altura de 2,14 metros. É capaz de um velocidade máxima de 90 km/h, e conta com uma guarnição de 2+1 elementos. Está ao serviço do Exército Português desde 1981 com variantes de combate e reconhecimento, com um inventário actual de 3 dezenas unidades.
Artigo publicado em parceria com “Espada & Escudo”