“Connosco tens carta de condução”- em dia de aniversário EPAVE anuncia prenda para os alunos/as
A cerimónia das comemorações do 29.º aniversário da EPAVE decorreram na tarde de hoje, tendo contado com a presença massiva da comunidade escolar, quer dos alunos/as, professores/as, quer do pessoal docente e não docente.
Convidado para esta cerimónia, o Presidente da Câmara Municipal, Frederico Castro, acompanhado pela Vereadora da Educação, Fátima Moreira, marcou presença nesta sessão, e quando se dirigiu aos/às alunos/as presentes referiu que “o grande segredo de quem sai formado da EPAVE ou de outra escola secundária ou profissional, é ficar com uma formação que lhe permita fazer aquilo de que gosta e que lhe permita ser feliz. Se nós fizermos aquilo que nos faz feliz, se tivermos a gosto em trabalharmos na área em que estudámos, não há “segundas-feiras” nem sextas-feiras”, há uma missão que estamos a cumprir e há, no dia-a-dia, tarefas que temos de cumprir e desempenhar com responsabilidade”.
Presentes estiveram também o Presidente da Assembleia Municipal, António Queirós, o Diretor do IEFP do Médio e Alto Ave, Joaquim Paulo Teixeira, o Delegado Regional da Direção Geral de Educação, Luís Carlos Lobo e o Presidente do Conselho de Administração da EPAVE, Cândido Mendes. Também a equipa da Escola Segura da GNR povoense se fez representar com duas das suas agentes.
Esta cerimónia, muito concorrida pelos alunos e alunas da EPAVE, ficou marcada, além do aniversário da escola, pela entrega de diplomas de aproveitamento e de reconhecimento a alunos/as que se destacaram em vários projetos pelo seu trabalho, dedicação e emprenho. No entanto, Paula Antunes, diretora da EPAVE, tinha uma prenda que anunciou aos/às presentes: a comparticipação da escola nas despesas da carta de condução. Esta medida, que, nas suas palavras, visa “cativar alunos/as e combater o abandono escolar” envolve as três escolas de condução povoenses, com as quais foi assinado um protocolo.
Os/as alunos têm, agora, mais um motivo para trabalhar para o sucesso, pois a ajuda pecuniária para obter as cartas de tipologia B e tipologia B com A1 é um grande incentivo.
É ainda de louvar o compromisso que é fortemente social, assumindo por estas três empresas povoenses que aceitaram o desafio lançado pelo Município através da EPAVE.
Foi também neste clima de festa que ficaram os votos de bom ano letivo a toda a comunidade escolar da escola profissional povoense.