Pradenses expõem rio Cávado em fotografias
Uma exposição fotográfica sobre o rio Cávado – a sua paisagem, flora, fauna e ocupação humana, da autoria de dois pradenses, está patente ao público na Biblioteca Municipal da Vila de Prado.
Inserida nas atividades de educação ambiental do programa Bandeira Azul 2024 atribuída à praia fluvial do Faial, a mostra pode ser visita até final de outubro. A par da fauna e flora do meio ambiente local, apresenta diversos aspetos da relação humana com o rio Cávado.
Apaixonado pela fotografia, em regime de lazer, António Silva é frequentador assíduo da praia do Faial durante todo o ano, sendo conhecido como “homem do rio” por se banhar nas águas do Cávado em qualquer estação do ano, esteja frio, chuva ou calor.
António Silva é o principal fundador e promotor da tradição “Mergulho no Cávado”, que se realiza no 1º domingo de cada ano. É fotógrafo amador e tem, no seu portfólio, belas imagens da fauna e avifauna ribeirinha, bem como de pôr-do-sol no rio Cávado.
Também fotógrafo amador, Patrício Rodrigues incide o seu olhar na paisagem, no património cultural e na avifauna do Cávado, tendo realizado belas fotografias ao longo dos últimos anos.
Com esta exposição pretende-se sensibilizar a população em geral e os frequentadores das margens e das águas deste rio, para os valores naturais e culturais do Cávado, bem como reconhecer aqueles que dedicam muito do seu tempo ao rio.