Quantcast
 
 

Submarino NRP Arpão da Marinha Portuguesa larga de Lisboa para operação NATO no Mediterrâneo

O NRP Arpão (S161), submarino da classe Tridente da Marinha Portuguesa, comandado pelo (OF-3) Capitão-tenente Paulo Ricardo Oliveira Macedo da Silva com uma guarnição de 37 militares, largou a 7 de Outubro de 2024 da Base Naval de Lisboa afecto à Operação “Sea Guardian” da NATO. Em primeiro plano na foto destacam-se as marcações a azul e a vermelho na buzina de proa – correspondentes ao assinalar da passagem do Hemisfério Norte para o Hemisfério Sul (vermelho) e do cruzar da linha do Círculo Polar Árctico (azul). Em segundo plano, cruzando o estuário do Rio Tejo, temos dois navios catamarã de transporte de passageiros da Transtejo & Soflusa (TTSL).

 
Foto via Marinha de Portugal

A Operação “Sea Guardian”, lançada pela NATO em Novembro de 2016, tem por objectivos o garante da segurança e capacitação de meios no Mediterrâneo, especialmente orientada à luta anti-terrorismo e ao garante da segurança marítima e liberdade de circulação – bem como ainda à protecção de infra-estruturas críticas. Em Novembro de 2023 foi referenciada a acção do submarino NRP “Arpão” da Marinha Portuguesa no contexto desta mesma operação.

 
 

O NRP Arpão, embarcando ainda dois oficiais da Marinha Romena (“Forțele Navale Române”), e sob o Comando de Submarinos da NATO (COMSUBNATO), estará afecto à Operação “Sea Guardian” durante os próximos 60 dias, regressando a Lisboa a 16 de Dezembro de 2024. Está prevista a sua presença nos portos de Souda (Grécia), Taranto (Itália), Maó e Cartagena (Espanha). Participará ainda na Operação “Irini” da União Europeia (EUNAVFOR), que incide, desde 2020, sobre o tráfico de armas para a Líbia no contexto da sua Segunda Guerra Civil, bem como na Operação “Noble Shield” da NATO, de reforço de presença e dissuasão no Teatro de Operações do Mediterrâneo.

Construído pela Howaldtswerke-Deutsche Werft GmbH (HDW), em Kiel, na Alemanha, sob tipologia U-209PN, o NRP Arpão entrou ao serviço da Marinha Portuguesa em 22 de Dezembro de 2010. Desloca 2 020 toneladas submerso, com um comprimento de 67,7 metros e um boca de 6,35 metros, capaz de uma velocidade, submerso, de 20 nós (37 km/h), com um alcance operacional de 12 000 milhas náuticas (22 000 km).

 
 

Com uma guarnição base de 33 elementos (7 oficiais, 10 sargentos e 16 praças), está armado com 8 tubos lança torpedos de 533mm (4 deles aptos ao lançamento de mísseis UGM-84L “Harpoon”). Transporta até 12 torpedos WASS Blackshark. Pode ainda transportar 10 militares adicionais de unidades de operações especiais, designadamente operacionais do DAE (“Destacamento de Acções Especiais”) da Marinha Portuguesa.


Artigo publicado em parceria com “Espada & Escudo”

 

Comentários

comentários

Você pode gostar...

Deseja ativar as notificações Sim Não