Quantcast
 
 

Operações Especiais de Portugal e Espanha em acções conjuntas no Exercício Viriato em Lamego

Militares da Força de Operações Especiais do Exército de Portugal no decurso do exercício “Viriato 2024”, na Carreira de Tiro de Penude, geo-referenciação 41.08357378810955, -7.832684275970934, ref. https://maps.app.goo.gl/odMzBhD5NhXHukdp9 , em Lamego, em Setembro de 2024.

 
Foto via Exército de Portugal

Os militares portugueses estão aqui armados com espingardas automáticas Heckler & Koch HK416, em calibre 5.56×45mm NATO, equipadas com mira óptica “reflex” Trijicon MRO (“Miniature Rifle Optic”), apontador iluminador laser Rheinmetall LM-LowProfile e supressor de som “Brügger & Thomet Feintechnik” (B&T) Rotex V. A óptica Trijicon MRO em primeiro plano tem aplicada protecção em cordura da norte-americana “Ranger Wrap”.

 
 

O exercício compreendeu o desenvolvimento de acções em conjunto com elementos da “XIX Bandera de Operaciones Especiales de la Legión” (XIX BOEL) do Comando de Operações Especiais do Exército de Espanha (“Ejército de Tierra”). Antes, em Junho de 2024, as forças portuguesas treinaram com elementos desta força espanhola no Centro de Instrução de San Gregorio (“Centro Nacional de Adiestramiento”, CENAD) em Zaragoza, Comunidade Autónoma de Aragão, no Nordeste de Espanha.

A designação do exercício é uma expressão honorífica a Viriato, um líder tribal do século II a.C., que liderou um movimento de insurreição e de luta de guerrilha (146 a.C a 139 a.C), no Oeste da Península Ibérica, contra a ocupação do Império Romano. É um símbolo nacional de luta, adaptação e resiliência face a condições adversas e a um inimigo várias ordens de grandeza superior.

 
 


Artigo publicado em parceria com “Espada & Escudo”

Comentários

comentários

 

Você pode gostar...