Póvoa de Lanhoso marca o Dia Nacional das Acessibilidades com um Passeio
Este dia, que se assinala a nível nacional a 22 de Outubro é uma data que a Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso quer que todos/as marquem nas agendas. A iniciativa visa alertar e consciencializar a sociedade para a falta de acessibilidades, que continua a ser um dos principais fatores de exclusão social das pessoas com deficiência.
A Câmara Municipal, com o compromisso de minimizar condicionantes que privam as pessoas com deficiência de fruir da vida em igualdade com os demais, associa-se à Associação Salvador e assinala esta data com um Passeio.
São várias as ações que estão a ser levadas a efeito pelo executivo povoense priorizando a criação e melhoria de condições de mobilidade e a redução de constrangimentos, destinadas às pessoas que se deslocam em cadeiras de rodas, as que têm dificuldades motoras, de visão, ou outras.
Refere-se, a título de exemplo, as candidaturas aprovadas no âmbito do programa de Intervenções em Habitações – Acessibilidades 360º; a participação na Plataforma Mais Acesso que identifica os edifícios públicos que têm condições adequadas de utilização; a criação de novos lugares de estacionamento; a Rota dos Monumentos Inclusivos, …
Havendo a consciência de que ainda há muito para fazer, é também verdade que já foram encetadas várias medidas que eliminaram barreiras e outras que contribuíram para a redução dos condicionamentos, promovendo a inclusão e a equidade.
O “Passeio das Acessibilidades” sairá dos Paços do Concelho e tentará recriar um dia quotidiano, com a ida a um multibanco, a uma farmácia e a serviços e espaços públicos, permitindo que se identifiquem barreiras que dificultem o acesso, ou por outro lado, perceber se já foram criados elementos facilitadores, para as pessoas que tenham algum tipo de deficiência ou neuro divergência.
Vão participar neste passeio os/as utentes da ASSIS, da Casa de Trabalho e da Associação de Apoio aos Deficientes Visuais do Distrito de Braga, bem como a Embaixadora da Associação Salvador, Manuela Oliveira.
A criação deste dia, promulgado pela Assembleia da República em 2021, foi impulsionada pela referida Associação cujo trabalho para promover a inclusão de pessoas com deficiência motora, potenciando os seus talentos e a igualdade de oportunidades, se tem destacado.
Esta iniciativa insere-se no programa das comemorações do Dia Municipal para a Igualdade que o município assinala com várias iniciativas que se realizam entre os dias 17 e 31 de Outubro, destinadas a sensibilizar a comunidade em geral para esta temática.