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Marinha Portuguesa acompanha quebra gelos de investigação científica “Akademik Tryoshnikov” da Federação Russa rumando ao Brasil

Oceano Atlântico, Portugal
1 a 3 de Novembro de 2024

 

Navio quebra-gelos, de investigação científica, “Akademik Tryoshnikov” (“Академик Трешников”), IMO 9548536 (“callsign” UBXH3), do Instituto de Investigação do Árctico e Antárctida da Federação Russa, acompanhado ao largo da costa continental de Portugal e ao largo da Região Autónoma da Madeira, pela Marinha Portuguesa, envolvendo, respectivamente, o NRP Setúbal, navio patrulha oceânico com o número de amura P363 (a operar a partir da Base Naval de Lisboa), comandado pelo Capitão-tenente David Cardoso Pereira, e o NRP Tejo, navio patrulha costeiro com o número de amura P590 (a operar a partir do Porto do Funchal), comandado pelo primeiro-tenente Vasco Manuel Gonçalves Lopes Pires.

 
 
Foto via Marinha Portuguesa

Tendo completado, de Outubro de 2023 a Julho de 2024, a 69.ª Expedição Antárctica Russa (RAE, “Russian Antarctic Expedition”), o “Akademik Tryoshnikov” largou de São Petersburgo, na Federação Russa, Báltico, pelas 10:11 UTC de 25 de Outubro de 2024, rumando ao porto de Rio Grande (Rio Grande do Sul), no Sul do Brasil, que deverá alcançar a 18 de Novembro. Navegou ao largo da costa continental de Portugal entre 1 e 2 de Novembro de 2024, cruzando a 190 milhas náuticas a Oeste do Cabo da Roca, navegando a 13 nós com rumo 199.1° (Sul), pelas 05:23 UTC de 2 de Novembro de 2024. Cruzou ao largo da Região Autónoma da Madeira, durante o dia 3 de Novembro de 2024, navegando pelas 10:34 UTC, a 12,5 nós, com rumo 215° (S/SW) a 46 milhas náuticas a Sudoeste do Porto do Funchal. Navega actualmente, pelas 11:51 UTC de 4 de Novembro, a 13,5 nós, com rumo 183.8° (Sul) ao largo das Canárias (Espanha), a cerca de 108 milhas náuticas a Oeste de La Palma.

Esta navio está actualmente afecto a uma Expedição de Circum-navegação Antárctica (ACE), que o levará numa acção científica co-organizada com o Brasil, e envolvendo uma equipa internacional de 60 cientistas da Federação Russa, Brasil, Argentina, Chile, Índia e Perú. Tem regresso previsto a São Petersburgo, na Federação Russa, para Junho de 2025.

 
 

O “Akademik Tryoshnikov” (“Академик Трешников”) faz parte da frota de 3 navios afecta ao Instituto de Investigação do Árctico e Antárctida (“Арктический и антарктический научно-исследовательский институт”, ААНИИ, AARI), uma entidade do Estado da Federação Russa, criada e sediada em São Petersburgo desde 1920, dirigida actualmente por Alexander Sergeyevich Makarov (“Александр Сергеевич Макаров”). As várias estações científicas da Federação Russa na Antárctida, as primeiras a remontar à década de 1950, são detidas e geridas por este mesmo instituto – estando actualmente 5 activas em permanência.

Construído em 2012 nos Estaleiros do Almirantado de São Petersburgo, na Federação Russa, desloca 16 539 toneladas, com um comprimento de 133,53 metros, um boca de 23,25 metros e um calado de 8,5 metros. Tem uma velocidade de cruzeiro de 16 nós. É tripulado por 60 elementos podendo transportar até 80 cientistas. Possui hangar e convés de voo para helicóptero (podendo transportar 2 Bölkow Bo 105). Tem uma classificação de Arc7 como quebra-gelos, que o certifica para navegação até 1.4 metros de gelo (face ao máximo de 2 metros, Arc9, desta escala de classificação russa).

 

A designação do navio é uma referência honorífica ao Professor Alexey Fyodorovich Tryoshnikov (1914-1991), geógrafo, explorador polar e presidente da Sociedade Geográfica da União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS), desde 1977 e até 1991, e que liderou a 2.ª e 13.ª Expedições Soviéticas à Antárctica, respectivamente em 1956-58 e 1967-1969.

Artigo publicado em parceria com “Espada & Escudo”

 

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