Quantcast
 
 

Braga em destaque no Programa de Educação Ambiental do Galardão Bandeira Azul

No âmbito da candidatura ao galardão Bandeira Azul, o Município de Braga tem submetido o dobro das actividades requeridas pela ABAAE. Esta entidade, no processo de candidatura, solicita a submissão de seis actividades, tendo a Autarquia submetido, em 2024, um total de 12 actividades.

 

Recentemente a ABAAE tornou pública a avaliação das actividades e neste documento pode ler-se que “o Município de Braga realizou, em 2024, um excelente trabalho, uma vez que obteve uma pontuação de 52 pontos em 56 possíveis”.

 
 

Altino Bessa, vereador do Ambiente, salienta a diversidade dos programas de Educação Ambiental promovidos ao longo do ano. “Orgulhamo-nos do universo tão vasto de actividades pedagógicas que oferecemos e proporcionamos não só à comunidade educativa, mas também, em alguns casos específicos, à população em geral. Não resumimos o nosso trabalho ao mínimo. Esta ambição positiva é o que nos diferencia de outros municípios na vasta oferta de Programas de Educação Ambiental. Os nossos projectos têm a qualidade humana, científica, didáctica e pedagógica comprovada”, refere o vereador, considerando os programas de Educação Ambiental “fundamentais para promover a conscientização da comunidade em relação aos desafios ambientais do presente e do futuro”.

Segundo o responsável, este destaque por parte da ABBAE é mais uma “motivação para robustecer ainda mais a próxima candidatura que, além das três praias fluviais habituais, contará já com a integração da praia fluvial do Cavadinho que, em breve, estará completamente infra-estruturada”.

 
 

As actividades de Educação Ambiental dadas como exemplo de boas práticas foram diversificadas. No rol de iniciativas constaram, por exemplo, dinâmicas de sensibilização de utentes para a separação de resíduos e valorização do óleo alimentar usado; actuação de cavaquinhos com música tradicional portuguesa na praia de Merelim S. Paio pela Associação de Idosos do Centro Histórico de Braga; várias exposições do CMIA de Vila do Conde que passaram por muitas das escolas do concelho de Braga; limpeza do rio Cávado e das suas margens (com gaivotas e canoas) nas praias de Adaúfe e Merelim, com a participação dos utentes do Centro D. João Novais e Sousa, APPACDM de Gualtar e grupos de alunos das Eco-Escolas; observação da biodiversidade nas margens do Cávado (durante o dia e a noite); actividades manuais realizadas com idosos na Associação Grupo Desportivo e Social de Penso Santo Estevão, Centro Social e Paroquial de Sobreposta e Lar Conde de Agrolongo; jogos ambientais na praia de Adaúfe levados a cabo pela Braval e Caminhada pela Bandeira Azul, realizada pela associação Katavus. Na área formativa foram desenvolvidas, para Professores, as actividades ‘A Permacultura e as Hortas Urbanas’ e o ‘Showcooking: Proteína das Algas’. Foi também realizada para os hortelãos das hortas comunitárias uma formação sobre Agricultura Biológica..

Comentários

comentários

 

Você pode gostar...

Deseja ativar as notificações Sim Não