Marinha Portuguesa contrata a construção de dois Navios Reabastecedores de Esquadra e Logísticos
Casa da Balança, Lisboa, Portugal
17 de Dezembro de 2024
Foi assinado a 17 de Dezembro de 2024 na Casa da Balança, em Lisboa, Portugal, o contrato para a construção de dois Navios Reabastecedores de Esquadra e Logísticos (NRE), a fornecer à Marinha Portuguesa, representada pelo Chefe de Estado Maior da Armada, Almirante Gouveia e Melo, pelos estaleiros turcos da STM Defence International, representados por Haluk Görgün. Trata-se da primeira exportação de construção naval militar da Turquia para um estado membro da União da Europeia e da NATO.
Com entrega prevista para 2028, e com a numeração de amura A5211 e A5212, estes dois NRE (na notação padrão anglo-saxónica ditos “Auxiliary Oiler Replenisher and Logistics Ship”, AOR), terão 137 metros de comprimento, deslocando 11 000 toneladas e, com propulsão híbrida (diesel e eléctrica), sustentando uma velocidade máxima superior a 18 nós com um alcance operacional na ordem das 14 000 milhas náuticas e um janela de operação de 90 dias. Serão operados por uma guarnição de 50 militares com alojamento extra guarnição para 50 elementos e alojamento temporário para mais de 100 elementos. Cada navio pode transportar 4 000 metros cúbicos de combustível naval F-76, 350 metros cúbicos de combustível de aviação F-44, 650 metros cúbicos de água potável, até 6 contentores de 20 pés no convés e até 20 viatura tácticas blindadas ligeiras no seu interior. Possui convés de voo para operação de helicóptero.
Compreendem a capacidade de realização de operações de reabastecimento a outros navios no mar (“Replenishment At Sea”, RAS) e a capacidade de operação “Ro-Ro”, designação curta para “Roll on – Roll off”, que designa a tipologia de logística de transporte que permite que viaturas possam ser embarcadas e desembarcadas usando os seus próprios meios motrizes via rampa do próprio navio. Dotados de integração de sistemas de comando e controlo que lhes permitem comunicar, operar e coordenar no contexto de forças combinadas ou conjuntas, podem operar quer em contexto de operações anfíbias militares, quer de apoio humanitário, com capacidade, modular, de suportarem elementos e espaços de cuidados médico-hospitalares.
Para auto-protecção, com especial foco no contexto anti-aéreo podem estar equipados com 2 plataformas CIWS (“Close-in weapon system”) e 2 plataformas de operação remota de metralhadoras pesadas calibre 12.7mm, bem como com sistemas de projecção de contra-medidas anti-míssil.
A STM (“Savunma Teknolojileri Mühendislik ve Ticaret A.Ş.”, lit. “Tecnologias de Defesa Engenharia e Comércio S.A.”) é uma empresa do Estado Turco, fundada em 1991, operando actualmente, e entre outras, nas áreas da construção naval militar, construção e integração de sistemas de comando e controlo, radar e tecnologias de comunicações. É tutelada pela SSB (“Savunma Sanayii Başkanlığı”), a Presidência das Indústrias de Defesa, liderada desde Junho de 2023 por Haluk Görgün, que a representou em Lisboa, e que reporta directamente ao Presidente da República da Turquia, Recep Tayyip Erdoğan.
Artigo publicado em parceria com “Espada & Escudo”