Quantcast
 

AAUMinho apresenta o Cartaz das Monumentais Festas do Enterro da Gata ’22

A Associação Académica da Universidade do Minho (AAUMinho) revelou ontem, em conferência de imprensa realizada no Café-Concerto RUM by Mavy, o cartaz oficial das Monumentais Festas do Enterro da Gata 2022 (anexo 1), bem como o tema associado às mesmas.

 

Após dois anos em que pouco ou nada foi avistado, carregados de saudade (“A Gata Tem Saudade”, 2021), Duarte Lopes, presidente da AAUMinho, anunciou que a Gata se encontra profundamente desgostosa com as sucessivas promessas feitas e incumpridas, ano após ano, aos estudantes do Ensino Superior, pelos agentes políticos e demais excelências.

 
 

O recorrente adiamento de medidas que se assumem como urgentes, como o reforço do alojamento estudantil, a redução e, consequente, fim das propinas e a abolição das taxas e emolumentos são algumas das inquietações que afetam o bem-estar da Gata e das quais esta está saturada.

Além disso, a mesma não se encontra alheia ao que se passa ao seu redor, desde os recentes problemas inerentes a mais um conflito armado, à desigualdade do género ou aos abusos nos estágios não remunerados, temas com as quais a Gata infelizmente está familiarizada e dos quais, por sinal, também se encontra farta.

 
 

Com uma Gata cansada que lhe sirvam constantemente arroz, semana após semana, mês após mês e ano após ano, Duarte Lopes anunciou, assim, o tema do cartaz da edição de 2022 “A Gata Não Quer Outra vez Arroz”, no qual estão refletidas as preocupações vividas pela Associação Académica e por toda a comunidade estudantil da UM.

Depois da apresentação da temática das festividades, coube à Vice-Presidente do Departamento Recreativo da AAUMinho, Nádia Gouveia, a apresentação do cartaz.

 

O Velório e as Serenatas marcam o início da Semana Académica, no dia 6 de maio.

Posteriormente ao Velório, que cruza a cidade de Braga desde a Estação CP até ao Largo do Paço, a Serenata vai ocorrer no Largo da Sé, levada a cabo pelo novo grupo de Fados da UM, Sina, constituído por vários elementos dos grupos culturais da Academia Minhota. Este ano, o local das Serenatas foi alterado para evitar interrupções e ruído deste momento, por parte das festividades do velório.

 

No dia seguinte, 7 de maio, a Missa de Finalistas e a Imposição de Insígnias vão ocorrer, como tradicionalmente acontece. Pela noite dentro, o Gatódromo (Altice Forum Braga) vai viver a Noite Moche, com Profjam, Lon3r Johny e Benji Price como cabeças de cartaz. Meninos do Rio e DJ G Soul também vão atuar.

No domingo, dia 8 de maio, como é habitual, a noite será dedicada à celebração dos Grupos Culturais da UM, com atuações de Afonsina, Augustuna, Gatuna, Literatuna, OpumDei, TMUM, Bomboémia, Tun’ao Minho e Tun’Obebes. Quim das Remisturas e DJ Tiago Cruz também vão subir ao palco do Enterro da Gata. Essa noite denomina-se Noite Recurso, marca da AAUMinho.

A 9 de maio, na noite Red bull, a responsabilidade é do Chico da Tina, David & Miguel e DJ Pette e Vasquez. Ademais, inicia-se a final do concurso de banda UMplugged. A noite RUM, no dia 10 de maio, apresenta um estilo de música alternativo, com Cassete Pirata e Luís Severo. CAUM, IPUM, DJ Rusty e a continuação da final do UMplugged também vão pisar o palco do Gatódromo.

Na quarta-feira, dia 11 de maio, a tarde vai estar preenchida com o histórico cortejo académico pelas ruas de Braga. Ao serão, vai decorrer a Noite Super Bock pela voz e animação de Quim Barreiros e Kalhambeke. Além disso, Azeituna, Os Duques, DJ’s Azeiteiros e DJ G Soul também vão mostrar o seu talento em palco. A 12 de maio, os ritmos de Deejay Telio e Supa Squad vão instalar-se no Altice Forum Braga, juntamente com a alegria do GMP, TUM, Favela Lacroix e DJ G Soul. Para fechar as festividades, Diogo Piçarra e Plutónio preenchem o último dia, 13 de maio, na noite Mega Hits. Echosound e DJ Luís Marinho fecham as Monumentais Festas do Enterro da Gata.

 

Após a apresentação do cartaz, Duarte Lopes reforçou a atividade de cariz cultural que vai decorrer durante as festividades, a final do concurso de bandas UMplugged. A nível social, a sustentabilidade vai estar presente no Enterro da Gata, quer através de maior número de transportes coletivos, como menor plástico, e ainda barraquinhas sustentáveis. Além disso, vai ocorrer uma recolha de tampinhas. No último dia das Monumentais Festas do Enterro da Gata, decorrerá o Dia da Beneficência. A ASSIS, uma instituição particular de solidariedade social que tem como missão a promoção integral de todos os utentes, que possuem algumas deficiências motoras e mentais, vai ver o ensaio e conhecer o artista Diogo Piçarra.

Coube à Vice-Presidente do Departamento Comunicação da AAUMinho, Aléxia Araújo, terminar a conferência de imprensa, com a apresentação do renovado website do Enterro da Gata, enterrodagata.pt, onde é possível encontrar todas as informações sobre a semana académica minhota, no qual está incluído um local de registo para acreditação de imprensa e respetivo regulamento.

Comentários

comentários

Você pode gostar...