Quantcast
 
 

AAUMinho com novos órgãos sociais

No passado dia 19 de janeiro, decorreu a Tomada de Posse dos dirigentes eleitos para os Órgãos Sociais da Associação Académica da Universidade do Minho (AAUMinho) para o mandato de 2024. A cerimónia decorreu no Salão Medieval da Reitoria da Universidade do Minho, no Largo do Paço, em Braga.

 

O momento solene começou com a tomada de posse da Mesa da Reunião Geral de Alunos, encabeçada por Sónia Fernandes, seguida pela do Conselho Fiscal e Jurisdicional, dirigida por Francisco Silva. Por último, mas não menos importante, a Direção da AAUMinho tomou posse, tendo pela segunda vez como presidente da estrutura estudantil Margarida Isaías.

 
 

A segunda presidente feminina da AAUMinho revelou algumas preocupações a nível político. “Podemos afirmar que o contexto político nacional nos preocupa! Preocupa-nos a instabilidade, preocupam-nos as prioridades, a continuação do trabalho que iniciamos e o que falta ainda iniciar. Podemos afirmar que a participação dos jovens e a sua confiança política nos preocupa! Preocupa-nos a democracia”.

A estudante de medicina afirma o compromisso, com uma equipa renovada e representativa, com a profunda convicção de que têm todas as ferramentas necessárias para responder às necessidades dos estudantes da Universidade do Minho e compreendendo a importância vital de uma maior aproximação da academia para exponencializar o impacto da AAUMinho, dos estudantes, na Universidade, na Região e no País.

 
 

E este é o mote da direção da AAUMinho para 2024, a Aproximação da Academia. A aproximação da academia ao país, às cidades, à universidade, entre si, e claro, a aproximação, ainda mais estreita, da AAUMinho à academia, aos estudantes.

Margarida Isaías e a sua equipa querem aproximar a academia ao país, mas não o podem fazer sem que o país se aproxime da academia, dos estudantes e dos jovens. Querem aproximar a academia ao país, mas não o podem fazer sem aproximar as Academias. Querem aproximar a academia às cidades, mas não o podem fazer sem que as cidades se aproximem da academia. Querem aproximar a academia da Universidade, mas não o podem fazer sem que a Universidade se aproxime da Academia, dos estudantes. Querem aproximar a academia para exponencializar o impacto da AAUMinho, dos estudantes, na Universidade, na Região e no País. “E para isso temos de ter uma Academia próxima, unida”.

 

Além disso, a causa por uma Academia cada vez mais inclusiva mantém-se, juntamente com a consolidação da marca START POINT, a reafirmação da marca Recurso e a aposta na comunicação presencial e próxima.

Foram ainda reveladas as datas das Monumentais Festas do Enterro da Gata, 3 a 10 de maio, e as datas da Gata na Praia, 23 a 28 de março.

 

Por último, Margarida Isaías dirigiu-se aos presentes e disse que os jovens estudantes universitários estão interessados e querem participar. Referiu ainda que espera ter passado aos presentes “o porquê de eu, nós, vocês estarmos aqui, hoje, a dar o mote para a Académica do Minho de amanhã, para a sociedade do amanhã. Porque o futuro passa pela educação e a educação passa pelo Ensino Superior”.

Na Sessão Solene, também discursou a Vice-Reitora da Universidade do Minho, Prof. Dra. Filomena Soares. A cerimónia terminou, tal como começou, com uma atuação do Coro Académico da Universidade do Minho.
A AAUMinho agradece a todos os presentes por fazerem parte deste momento especial e deseja votos de sucesso a todos os órgãos empossados.

 

Comentários

comentários

Você pode gostar...