Álvaro Costa é o novo Chef residente da Cozinha experimental da Praça
Álvaro Costa, famalicense de gema, nascido na freguesia de Pousada de Saramagos e atualmente Chef executivo da equipa A do FC Porto é o próximo Chef residente da Cozinha experimental da Praça – Mercado Municipal de Famalicão, sucedendo a Lígia Santos.
A apresentação do novo Chef acontece no próximo dia 15 de janeiro, pelas 15h00 com Álvaro Costa a preparar um showcooking de Coelho na Abóbora. A iniciativa será transmitida em direto através das redes sociais do facebook da Praça (@praca.mercadofamalicao) e do municipio de Famalicão (@municipiodevnfamalicao). A acompanhar Álvaro Costa estarão os chefs Lígia Santos e Renato Cunha.
Refira-se que o espaço de Cozinha Experimental dedicado à promoção de workshops, degustações, showcookings, etc., serve como uma ferramenta para uma programação gastronómica atrativa, constituindo um lugar de experimentação e aprendizagem, no qual se valoriza a missão do Mercado Municipal, não só como um espaço de negócios (mercado de trocas), mas também como um local de sociabilização (mercado de encontros), que incentiva aprendizagens abertas e transversais (mercado de saberes).
Num contexto em que cada vez mais se viaja em busca de uma oferta gastronómica diferenciadora, foi criado o programa “Chef Residente” que consiste numa colaboração ao longo de um ano com um Chef da região, que fará o acompanhamento e consultoria na programação anual do Mercado. O papel de Chef Residente é assumido por um chef de renome da Região, com uma ligação profunda à sua gastronomia e ao território. Este será o principal rosto do programa de animação e o curador principal do Mercado Municipal.
Depois da Chef Lígia Santos ter sido a primeira profissional reponsável pela dinamização da cozinha experimental, segue-se agora o Chef Álvaro Costa em 2022 e em 20233 o Chef Renato Cunha.
Assumindo-se como cozinheiro, enófilo e gastrónomo, Álvaro Costa é também apreciador de música, viagens e da gastronomia Nacional Portuguesa, e é apaixonado pela comunicação.
Desenvolveu funções em hotéis e restaurantes como cozinheiro nos Le Méridien Porto, Sheraton Porto, Cala Rossa (Córsega), Le Kilina Hotel & Relais Villas (Córsega), e mais tarde como Chef Executivo na República da Cerveja e Café Bogani (Gaia), Pestana Porto, Pestana Porto Santo, Palácio do Freixo, Hotéis do Boim Jesus, Hotel NH Colection Porto e Porto Palácio Hotel.
Como docente, lecionou história da gastronomia na Escola de Turismo e Telecomunicações de Seia, história da gastronomia no ISLA e Universidade Lusófona, e Cozinha na Universidade Portucalense. Neste momento, leciona como formador externo na Escola de Hotelaria e Turismo de Viana do Castelo, Enogastronomia, Tecnologia de matéria-prima, entre outros módulos técnicos.
Foi orador, em inúmeros eventos, participou como cozinheiro de demonstração convidado no Fórum de Girona 2008, em várias edições do Porto Wine Fest, Vinho Verde Wine Fest, 12 em Rede das Aldeias Históricas de Portugal, Alentejo daas Gastronomias Mediterrânicas, Jerusalém Portuguese Week.