Ano Novo Chinês é celebrado domingo em Braga
O Instituto Confúcio da Universidade do Minho (ICUM) comemora a entrada no Ano Novo Chinês a 3 de fevereiro (domingo), das 10h00 às 23h00, na escadaria central do shopping Braga Parque, em Braga. Há para ver um conjunto de atividades culturais, como a Dança do Leão, artes marciais e jogos tradicionais. A iniciativa tem entrada gratuita e visa cativar pessoas de todas as idades para a cultura chinesa.
De manhã aprende-se a escrever o nome próprio ou a desejar bom ano, a fazer o milenar nó chinês, a cortar papel em mil figuras, a pintar máscaras e ainda a acompanhar o ritual da cerimónia do chá.
De tarde há canções tradicionais chinesa interpretadas por alunos de Chinês de escolas de Braga seguidas da imperdível Dança do Leão, com um duo dentro de uma fantasia do animal e a replicar os seus gestos. Logo depois, há demonstrações de artes marciais chinesas, desde kung-fu a qigong. No final do dia repete-se as atividades matinais, dando uma nova oportunidade aos cidadãos e às famílias de, por exemplo, levarem para casa mensagens em carateres chineses, receberem envelopes vermelhos ou saborearem o típico chá.
O ICUM, criado há 12 anos e pioneiro em Portugal, é responsável pela lecionação de aulas de mandarim a centenas de alunos de 15 escolas dos distritos de Braga, Famalicão, Guimarães e Porto, assim como na UMinho. Há mais detalhes em www.confucio.uminho.pt.