Apresentação oficial do WRC Portugal
António Cardoso na apresentação oficial do Rally de Portugal
A apresentação da edição 50 da competição teve como cenário o Terminal de Cruzeiros de Leixões.
De 18 a 21 de maio, a Exponor será o centro nevrálgico da prova ao acolher o parque de assistência da prova, as verificações administrativas e técnicas, e a generalidade das partidas e chegadas das etapas.
O percurso do Vodafone Rally de Portugal passará pelos municípios de Amarante, Braga, Cabeceiras de Basto, Caminha, Fafe, Guimarães, Lousada, Mondim de Basto, Paredes, Ponte de Lima, Viana do Castelo e Vieira do Minho.
António Cardoso, presidente do Município de Vieira do Minho, marcou presença nesta sessão, na qual participaram responsáveis do Automóvel Clube de Portugal, o presidente do Turismo do Porto e Norte, o presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte, e os autarcas das treze Autarquias envolvidos no Vodafone Rally de Portugal.
O presidente do Turismo do Porto e Norte de Portugal, Melchior Moreira, frisou que o Rally de Portugal “é o evento turístico-desportivo regular com maior retorno económico para o país, cerca de 129,3 milhões de euros em 2016.”
“Na última década ultrapassou os 800 milhões de euros de retorno económico para o país. É nestes eventos que nos dão notoriedade em termos nacionais e internacionais que devemos apostar”, acrescentou. A mesma opinião foi partilhada pelo presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte, Fernando Freire de Sousa, que enalteceu o esforço dos treze municípios envolvidos na realização da prova.
A edição deste ano conta com muitas novidades. Os novos regulamentos do Campeonato do Mundo de Ralis trazem a Portugal carros mais espetaculares, mais rápidos, mais competição e mais novidades na lista de inscritos. No total são 17 carros WRC, um recorde nesta temporada do mundial. O Rally de Portugal, que este ano conta com 23 pilotos portugueses, volta a integrar o Campeonato Nacional de Ralis, estando 17 inscritos nesta competição.
No dia 20 de maio, sábado, a etapa acolhe o troço agora reformulado de Vieira do Minho, e conta com a nova classificativa de Cabeceiras de Basto.
Carlos Barbosa, presidente do Automóvel Clube de Portugal, realçou que “o Norte é a casa do Rally, com mais de um milhão de espectadores a acompanhar a competição no terreno. O Norte tem esta paixão pelo automobilismo”.