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Aprovado projeto “A PALAVRA EM NÓS”

No âmbito do Plano Nacional de Leitura, Vizela viu aprovada a sua candidatura ao Projeto Movimento 14-20 a Ler, com o projeto “A Palavra em nós”, tendo sido, assim, um dos três projetos aprovados a nível nacional (Vizela, Porto e Alcácer do Sal).

 
Vizela

Assim, e inserido nas atividades propostas pelo Plano Nacional de Leitura, surgiu a possibilidade de uma candidatura ao Projeto Movimento 14-20 a Ler por parte dos Agrupamentos de escolas do Concelho, sendo que o Agrupamento de Infias lançou a proposta à Câmara Municipal de Vizela, para ser sua parceira neste projeto, e juntos concorreram com uma proposta aliciante, interdisciplinar numa multiplicidade de linguagens na leitura.

 
 

O Movimento 14-20 a Ler propõe-se incentivar a leitura e a escrita entre os jovens dos 14 aos 20 anos, através de uma convergência de linguagens e espaços de expressão (literatura, ciência, banda desenhada, animação, música, teatro, teatro, dança e artes cénicas, fotografia e artes gráficas, cinema e criação audiovisual, arte urbana,…).

O projeto “A Palavra em nós” foi assim aprovado, sendo um dos três aprovados a nível nacional (Vizela, Porto e Alcácer do Sal). Este projeto tem a duração de 3 anos, centrado na literatura com o tema aglutinador: A palavra – A Palavra encenada (atividades a desenvolver ao longo deste primeiro ano permitirão desenvolver a colocação de voz, a expressão corporal e oral; A Palavra dita (“Spoken word”- pequenos textos como letras de músicas, poemas, microcontos que serão declamados em performance artísticas que poderão ser articuladas com outras expressões: música, pintura, entre outras) e por fim a Palavra “prêt-à-porter”- aliando a palavra à moda.

 
 

Para isto acontecer, ao longo de 3 anos, os parceiros: Câmara Municipal de Vizela, Biblioteca Municipal de Vizela, Fabiano Assis – artista residente, Ana Moscoso – ilustradora e Luís Carvalho – designer, vão trabalhar em conjunto para que a palavra assuma a sua importância entre a comunidade mais jovem, cativando-os para os ambientes informais de leitura.

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