Quantcast
 
 

Arboreto Municipal de Esposende com QR Code para cada espécie

Como forma de assinalar o Dia Mundial da Árvore/Floresta, que se comemora no dia 21 de março, o Município de Esposende criou informação digital em formato QR Code para cada uma das espécies do Arboreto Municipal.

 
esposende


Localizado em Vila Chã, o Arboreto Municipal é um espaço experimental e demonstrativo do crescimento de 50 espécies arbóreas diferentes, que podem ser pesquisadas presencialmente ou consultadas através do site do Município em: https://www.municipio.esposende.pt/cmesposende/uploads/writer_file/document/5372/arboreto_municipal.pdf .

 
 


Com a criação desta nova funcionalidade em formato digital, o Município confere uma maior independência na obtenção de informação a quem o visita de forma autónoma, estratégia que se enquadra no conceito “SmartCity” e com o cumprimento das metas dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 das Nações Unidas,
nomeadamente no que concerne aos ODS 13 – Ação Climática, ODS 15 – Proteger a Vida Terrestre e ODS 17 – Parcerias para a Implementação dos Objetivos de Sustentabilidade.


O Dia Mundial da Árvore ou da Floresta celebra-se anualmente a 21 de março e foi criado com o objetivo de sensibilizar a população para a importância da preservação das árvores, quer ao nível do equilíbrio ambiental e ecológico, como da própria qualidade de vida dos cidadãos. Um hectare de floresta (10.000 m²) produz oxigénio necessário para 10 pessoas. A Floresta é igualmente fundamental para a retenção de CO2, sendo uma importante aliada no combate ao aquecimento global.

 
 


A celebração do Dia Mundial da Árvore ou da Floresta iniciou a 10 de abril de 1872, no estado norte-americano do Nebraska (EUA). Em Portugal, a primeira Festa da Árvore comemorou-se a 26 de maio de 1907 e o primeiro Dia Mundial da Floresta a 21 de março de 1972.

Comentários

comentários

 

Você pode gostar...