Arranjo urbanístico de Santa Luzia em Guardizela, Guimarães
Na manhã deste sábado, 10 de dezembro, teve lugar, na freguesia de Guardizela, a inauguração oficial do arranjo urbanístico de Santa Luzia, um evento que teve a presença dos dois mais altos responsáveis políticos vimaranenses, Domingos Bragança, Presidente da Câmara, e José João Torrinha, Presidente da Assembleia Municipal, assim como dos vereadores Paulo Lopes Silva e Sofia Ferreira.
A cerimónia iniciou-se com o descerramento das placas comemorativas da Casa da Juventude e do Largo dos Secretários, que tiveram a bênção do pároco da freguesia, o Padre Joaquim Carneiro. O arranjo urbanístico requalificou a zona envolvente à Capela de Santa Luzia, que agora conta com um espaço dedicado à juventude de Guardizela e com um largo que homenageia os 4 secretários da Junta de Freguesia eleitos em democracia, David Sousa, Joaquim Machado, Luís Ferreira e Arlindo Pereira. De seguida, teve lugar a sessão solene que, para além das intervenções protocolares, foi abrilhantada pela entrega de prémios de mérito escolar aos alunos do 1º ciclo, desde 2017 até 2002, e com a homenagem a várias individualidades que se destacam, ou destacaram, pelos serviços prestados a Guardizela.
Na sua intervenção, Domingos Bragança, Presidente da Câmara, destacou a humildade de Paulo Ferreira da Silva, Presidente da Junta de Freguesia, assim como o orgulho que este demonstra em servir a sua terra. “O Paulo Silva reconhece o trabalho da sua equipa e acarinha todos na freguesia, incluindo os jovens. Isto é Alma e Coração”, disse o Edil. Para Domingos Bragança,
é esta bondade colocada no desempenho das funções dos representantes da população que é reconhecida pelas pessoas, que “é este modo de estar” que faz com que as pessoas sintam que os autarcas estão com elas. Valores que, para o Presidente da Câmara, importa continuar a cultivar: “é necessário estarmos junto das pessoas, compreendê-las e fazer com que, todos juntos, seja possível percorrer o caminho”.
Domingos Bragança relevou ainda a qualidade da intervenção urbanística. “Trabalho com todos os presidentes de junta, em todas as freguesias do nosso concelho, para que as centralidades tenham a nossa atenção e para que sejam requalificadas com a mesma qualidade que é exigida no centro da cidade. Hoje temos um espaço de encontro muito bem requalifica aqui em Guardizela, e eu sinto um enorme contentamento por este ter sido um projeto em colaboração, que une todos. Todos somos Guimarães, todos somos Vimaranenses”, concluiu.
Paulo Ferreira da Silva, Presidente da Junta de Freguesia de Guardizela, com grande emoção, lembrou o estado do local antes da requalificação. “É preciso recuar um ano e meio para podermos avaliar o que hoje estamos aqui a ver. Hoje, o espaço é digno. Esta obra engrandece Guardizela”, disse. Para Paulo Silva, os Guardizelenses devem orgulhar-se do novo espaço agora requalificado, que conta com uma Casa da Juventude, para que os jovens possam desenvolver as suas atividades socioculturais, e com um largo, o Largo dos Secretários, que presta homenagem a individualidades que muito deram e dão à freguesia. O Presidente da Junta destacou ainda a colaboração permanente do Padre Joaquim Carneiro, e agradeceu a Domingos Bragança, cujo apoio, segundo as suas palavras, “foi indispensável para que a obra pudesse ser realizada”.
Paulo Silva, com grande emoção, lembrou ainda o seu percurso na política, e mostrou-se grato a um conjunto de individualidades que dedicaram a sua vida em prol do desenvolvimento de Guardizela. Exemplo deste reconhecimento foram as homenagens prestadas a Domingos Bragança, Presidente da Câmara, e ao Padre Joaquim Carneiro, pároco de Guardizela, assim como a referência ao trabalho de Porfírio Pereira, mestre-escola de Guardizela nos anos 30 e 40 do século passado, e aos antigos e atual secretários da Junta de Freguesia. Paulo Silva destacou ainda o papel dos jovens na freguesia, simbolizado pelo autor da letra e música do Hino de Guardizela, Joel, que foi interpretado pela voz de Ana Alexandra Almeida.
Na sessão solene houve lugar para a atuação do Grupo de Cavaquinhos de Guardizela e para a entrega dos Prémios Escolares aos alunos do 1º ciclo, desde o ano letivo 2017-2018 ao ano letivo 2021-2022.