Quantcast
 
 

Arte urbana pelas mãos de jovens famalicenses

Calendário, Louro, Ribeirão e Vilarinho das Cambas têm arte urbana nova. Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, Baden Powell, as associações locais e o Auto de São João foram os temas que inspiraram a criação de quatro instalações artísticas, uma em cada freguesia, concebidas durante o verão por cerca de 75 jovens famalicenses no âmbito do Urban Youth, projeto de intervenção urbana desenvolvido pel’A Casa ao Lado em parceria com o Município de Vila Nova de Famalicão, através da Casa da Juventude.

 
famalicão

As imagens criadas para cada mural resultaram de contributos dos participantes durante as oficinas artísticas que antecederam a concretização da pintura, sob orientação dos técnicos d’A Casa ao Lado. Com base nas perceções dos jovens participantes, foram definidos temas-chave inspirados na história e dinâmica da freguesia e da sua comunidade.

 
 

Esta reflexão resultou na elaboração de uma imagem gráfica que explana a perceção da freguesia pelo olhar dos cidadãos mais jovens, servindo de mote para uma pintura mural que valoriza e divulga referências locais e aspetos identitários da comunidade, ao mesmo tempo embelezando o espaço público da freguesia.

Refira-se que o Urban Youth existe desde 2016, e tem como objetivo promover o encontro e diálogo, entre jovens dos 12 aos 35 anos, no sentido de reforçar a coesão social e territorial através da arte. No sentido de promover a atividade artística como instrumento de desenvolvimento económico, social e cultural, o projeto tem, ainda, como objetivo proceder à valorização de espaços urbanos através de intervenções artísticas.

 
 

Desde o seu início, já participaram no Urban Youth cerca de 420 jovens de 22 freguesias do concelho, resultando em mais de duas dezenas de intervenções de arte urbana espalhadas pelo concelho de Vila Nova de Famalicão com o cunho das gerações mais jovens do concelho.

Comentários

comentários

 

Você pode gostar...