BE questiona o Governo sobre a infestação de jacintos-de-água no Rio Cávado
O Grupo Parlamentar do Bloco de Esquerda na Assembleia da República dirigiu ao Governo, nomeadamente ao Ministro do Ambiente e da Ação Climática, um conjunto de questões sobre a infestação de jacintos-de-água no Rio Cávado, face à situação de extremo alarme a que se tem assistido.
A infestação verificada no Rio Cávado carece de intervenção urgente. Sendo que o jacinto-de-água é uma espécie invasora, a atenção para com esta realidade tem que ser redobrada e a intervenção não pode ser apenas local, mas sim parte de um projeto mais amplo de intervenção, visto tratar-se de um problema nacional.
Atendendo à situação agora vivida no Rio Cávado, o Bloco de Esquerda pretende aferir quais as medidas já efetivadas pelo Governo das preconizadas na Resolução 13/20 da Assembleia da República bem como quais as medidas específicas que vão ser implementadas para fazer face à infestação de jacintos-de-água verificada no Rio Cávado, de forma a evitar a sua repetição.
Nesse sentido, questionamos o Ministro sobre um conjunto de aspetos relacionados com esta problemática, nomeadamente: se o Governo tem conhecimento desta situação; qual o ponto de situação da implementação da Resolução 13/2020, que recomenda ao Governo a elaboração de um plano nacional da espécie invasora jacinto-de-água; quais as medidas que estão a ser preconizadas para fazer face à infestação de jacintos-de-água no Rio Cávado.