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Braga acolhe reunião ECoD – European Capital of Democracy e destaca iniciativas comunitárias e de participação cívica

Com a temática “Participação Sénior e Intergeracional”, o Município de Braga promoveu, de 15 a 17 de Outubro, a 8ª European City Network Meeting, que contou com a presença de cerca 40 participantes, provenientes de Antuérpia, Atenas, Barcelona, Bolonha, Burgos, Braga, Bratislava, Bruxelas, Burgos, Cascais, Durrës, Estugarda, Gdańsk, İzmir, Kiev, Rzeszów, Sarajevo, Valongo e Viena. Esta rede promove a participação e oferece às cidades uma plataforma para partilhar projectos bem-sucedidos com um impacto duradouro no bem-estar dos cidadãos e no ambiente.

 

Numa partilha de boas práticas e de projectos de democracia e participação, os participantes tiveram a oportunidade de conhecer a Quinta Pedagógica, espaço que acolheu o primeiro dia dos trabalhos, onde puderam conhecer alguns projectos sociais e educativos de Braga como o Circo Social Equilibrium e O Cientista Regressa à Escola.

 
 

Outro ponto alto do encontro foi o Centro da Juventude, uma estrutura dedicada ao empoderamento dos jovens através de várias iniciativas, incluindo a participação em programas de voluntariado internacional. O centro tem desempenhado um papel crucial no acolhimento de jovens de diferentes países, promovendo o intercâmbio cultural e a aprendizagem colaborativa. Neste espaço foram partilhadas, entre o grupo, ideias e boas práticas dentro da temática da intergeracionalidade. Os participantes puderam ainda conhecer o Centro e fazer uma visita guiada.

O grupo teve também a oportunidade de visitar o Centro de Inovação Social – Human Power Hub (HPH), onde ficaram a conhecer os projectos Agir 0 – 100, um projecto de inovação social que pretende combater a exclusão social e a solidão, promovendo a interconexão entre diferentes gerações e UM novo Lar, um projecto recuperado pela Académica da Universidade do Minho (AAUMinho) , cujo maior propósito é resolver a questão do alojamento estudantil, através da partilha de alojamento entre uma pessoa sénior e um estudante universitário, ajudando assim também a combater o isolamento que muitos idosos enfrentam.

 
 

Por fim, no terceiro e último dia da visita, os participantes conheceram a Academia Sénior, um programa do município que visa promover o envelhecimento activo através de diversas actividades e oportunidades de aprendizagem. Nesta visita, os participantes foram presenteados por duas actuações dinamizadas pelos seniores da Academia e participaram numa aula de cidadania onde puderam experienciar, na primeira pessoa, a importância da partilha entre gerações. Aqui conseguiram perceber que, apesar da realidade de cada cidade, todas têm as suas particularidades e semelhanças e que, se houver a preocupação global de envolver a comunidade de forma activa e participativa, conseguiremos criar sociedades mais inclusivas, democráticas e justas.

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