Braga e Gaziantep assinam acordo de geminação

O Presidente da Câmara Municipal de Braga, Ricardo Rio, e a autarca do Município Metropolitano de Gaziantep (Turquia), Fatma Sahin, assinaram esta Quinta-feira, dia 15 de Setembro, um acordo de geminação entre as duas cidades.

 
Braga geminaçao Turquia

A assinatura decorreu durante uma visita de dois dias que uma comitiva da Cidade de Braga está a realizar a Gaziantep, por ocasião do Festival Internacional de Gastronomia, GastroAntep, que serviu para cimentar a cooperação entre as duas cidades.

 
 

Numa sessão especial da Assembleia Municipal de Gaziantep, e com a presença do Governador da região, deputados turcos e ainda representantes do corpo diplomático estrangeiro na Turquia, bem como autarcas estrangeiros de cidades parceiras de Gaziantep, Ricardo Rio referiu que este acordo irá fazer com que a ´cooperação com esta histórica região aumente´. “Temos expectativa que isto possa acontecer não só ao nível das autarquias, mas também de outros sectores, como na economia, na cultura ou no turismo”, disse.

O autarca Bracarense referiu ainda que “as conexões entre Braga e Gaziantep são já muitas e temos vindo a cooperar em diferentes redes internacionais, como a Eurocities, a Rede de Cidades Criativas da Unesco ou os Champion Mayors para o Crescimento Inclusivo da OCDE. Este acordo é uma convocação para continuarmos e criarmos condições para que se criem novas ligações às instituições da nossa cidade”.

 
 

Fatma Sahin referiu que este acordo era muito importante para a sua Cidade, pois “estando no berço da civilização”, a Mesopotâmia é uma região que necessita de aprofundar relações com outros povos e “Portugal é um país muito especial para a Turquia”. “Este tipo acordos são importantes para a paz, pois aumentam o conhecimento mútuo entre os povos, transmitindo uma mensagem de unidade, de solidariedade e fraternidade”, salientou.

Durante esta visita foi inaugurado, numa das avenidas da cidade, um monumento de homenagem à cidade de Braga que comporta elementos importantes do seu património, como o Arco da Porta Nova. No segundo dia desta visita foi ainda apresentado um projecto de intercâmbio de música tradicional entre a cidade de Gaziantep e alguns dos seus parceiros internacionais, onde participou o músico Bracarense Daniel Pereira Cristo.

 

Gaziantep é uma cidade metropolitana do Sul da Turquia com quase 2 milhões de habitantes. É a sexta cidade mais populosa da Turquia e a maior cidade da região sudeste da Anatólia, com enorme potencial económico, apresentando uma relevante riqueza cultural e histórica.

Comentários

comentários

 

Você pode gostar...