Braga lança programa de Voluntariado Jovem para a época balnear
Através do programa “Voluntaria-te” o Município de Braga renova a iniciativa dirigida a jovens entre os 18 e os 30 anos, através da qual pretende apoiar os utilizadores das piscinas municipais, parques e espaços de recreio da Cidade, bem como os programas de férias ativas como o “Férias em Grande” e o programa “Pausa em Férias”.
O Voluntaria-te é um projeto que procura mobilizar todos os jovens que queiram ter uma experiência de voluntariado. Este programa jovem pretende incentivar a prática do voluntariado, através da disponibilização de espaços e oportunidades de ação, potenciadores de experiências diferenciadoras, promovendo valores como a tolerância, a participação e a cidadania ativa.
Os jovens que integram o programa realizarão uma formação inicial para a prática de voluntariado, contando ainda com uma bolsa para apoio das despesas inerentes ao desenvolvimento do voluntariado.
As oportunidades para os jovens Bracarenses estarão disponíveis no site da juventude, em www.juventude.cm-braga.pt.
Para Sameiro Araújo, vereadora do Desporto e Juventude, esta é uma “oportunidade de reorganizar e adequar os espaços de lazer na época balnear, assegurando assim o cumprimento de todas a orientações e segurança com sentido de responsabilidade, profissionalismo, serenidade e bom senso”, refere.
Aos voluntários são garantidos os equipamentos de proteção individual e de higienização necessários à realização da tarefa. É também assegurado o pagamento de uma bolsa de apoio à deslocação e alimentação conforme o consagrado na Lei do Voluntariado.
Município lança Academia Sénior Bracarense
O Executivo Municipal de Braga analisa na sua próxima reunião, a realizar segunda-feira, 13 de Junho de 2022 a proposta de criação da Academia Sénior Bracarense. Trata-se de um projeto social e educativo destinado a munícipes com idade igual ou superior a 55 anos e que se encontrem na condição de reformados / pré-reformados, através da ocupação e enriquecimento dos seus tempos livres.
Esta Academia pretende assim proporcionar à população do Concelho um significativo aumento da sua qualidade de vida, através da estimulação intelectual e física, a criação de novos interesses a nível social e cultural, o estímulo da formação permanente, o desenvolvimento da ocupação dos tempos livres, passando pelo crescimento do sentimento de utilidade, bem-estar e integração na comunidade, bem como o favorecimento das relações interpessoais e inter-geracionais.
A Câmara Municipal de Braga tem reconhecido sistematicamente a importância da sua população sénior, definindo políticas de intervenção que pretendem reforçar e promover o envelhecimento ativo da sua população, contribuindo para a promoção da sua qualidade de vida e de bem-estar.