Quantcast
 
 

Bruno Maia encabeça lista de candidatos do Bloco de Esquerda por Braga

Em nota enviada à nossa redação, o Bloco de Esquerda no distrito de Braga, aprovou em plenário realizado, ontem, dia 13 de janeiro, os quatro primeiros nomes da lista do distrito às eleições legislativas de 10 de Março.

 

A lista é encabeçada por Bruno Maia, seguindo-se Alexandra Vieira, Miguel Martins e Sónia Ribeiro.

 
 

Estes nomes serão ratificados na Mesa Nacional do Bloco de Esquerda, a decorrer no dia 20 de janeiro, de acordo com o disposto nos Estatutos, segundo a mesma nota.

Bruno Maia

Bruno Maia, 41 anos, é médico neurologista e intensivista na Unidade Local de Saúde (ULS) de S. José onde é também coordenador da Doação de Órgãos e Tecidos desta ULS e consultor da Comissão para a Diversidade. É atleta Master de Natação do Ginásio Clube Português.

 
 

Bruno Maia foi candidato a Bastonário da Ordem dos Médicos em 2022. Foi dirigente sindical do Sindicato dos Médicos da Zona Sul e dirigente dos “Médicos pela Escolha”.

É formador de estudantes de Medicina para as questões da Saúde LGBTI+ e VIH/SIDA. É autor do livro “O Negócio da Saúde”, publicado pela Bertrand, co-autor do livro “O Vírus-Cinema: Cinema Queer e VIH/Sida” e co-autor do livro “Morrer com dignidade – a decisão de cada um”.

 

Integra o Movimento “Direito a morrer com dignidade”; é membro fundador do Observatório Português de Canábis Medicinal e do Movimento “Mais SNS”.

Enquanto ativista LGBTQIA+, Bruno Maia foi organizador da 1º Marcha do Orgulho do Porto e ativista pela introdução da Profilaxia Pré-exposição em Portugal.

 

Foi ativista estudantil, tendo integrado a Associação de Estudantes e sido membro do Senado da Universidade do Porto.

É dirigente nacional do Bloco de Esquerda; aderente desde 2003, foi membro da Mesa Nacional de 2005 a 2013 e de 2018 até à atualidade. Integrou a Comissão Política de 2011 a 2013.

 
Alexandra Vieira

Alexandra Vieira tem 57 anos e reside em Braga. É licenciada em Ensino de História e Ciências Sociais, pela Universidade do Minho (1990), e mestre em Sociologia da Educação e Políticas Educativas, pela Universidade do Minho (2005). Tem uma pós-graduação em Administração Educacional. É professora de História na Escola Secundária de Barcelinhos. É dirigente sindical do Sindicato dos Professores do Norte (SPN) em Braga desde 2017; é vice-presidente da Civitas Braga – Associação para a Promoção e Defesa dos Direitos Humanos desde 2016.
Aderiu ao Bloco de Esquerda em 2015; integra a Mesa Nacional do Bloco de Esquerda bem como o Grupo de Trabalho da Educação e as Comissão Coordenadora Concelhia de Braga. Foi deputada municipal na Assembleia Municipal de Braga de 2017 a 2021. Foi eleita deputada à Assembleia da República pelo distrito de Braga, em 2019. Integrou as Comissões dos Negócios Estrangeiros e Comunidades Portuguesas, Educação, Ciência, Juventude e Desporto e Comunicação e Cultura, bem como o Grupo de Trabalho para a Educação Inclusiva e o Grupo de Amizade Portugal-Finlândia, do qual foi presidente e que reuniu deputados com interesse na Educação e na Ciência.

Miguel Martins

Miguel Martins tem 23 anos e é natural do Funchal, Ilha da Madeira. Reside em Barcelos, onde é deputado na Assembleia Municipal. Atualmente frequenta o mestrado em Geografia na Universidade do Minho, sendo também membro do Conselho Geral desta Universidade.
Ativista social e estudantil, foi candidato nas listas do partido às eleições europeias e legislativas de 2019. É também dirigente na Coordenadora Concelhia de Barcelos e na Coordenadora Distrital de Braga do Bloco de Esquerda, pertencendo ao Secretariado Distrital. Integra ainda a Coordenadora Nacional de Jovens do Bloco e a Mesa Nacional do Bloco de Esquerda.

Sónia Ribeiro

Sónia Ribeiro tem 47 anos e é técnica administrativa. É Presidente do Sindicato do Comércio, Escritórios e Serviços do Minho.
Integra a Coordenadora Distrital de Braga, a Coordenadora Concelhia de Guimarães e a Mesa Nacional do Bloco de Esquerda. Faz parte da Coordenadora Nacional do Trabalho do Bloco. É deputada municipal em Guimarães.

Comentários

comentários

Você pode gostar...