Caldo do Pote leva à Alemanha tradições de Vila Verde

A Rota das Colheitas de Vila Verde estendeu-se este domingo até à Alemanha, com a replicação da Festa do Caldo do Pote de Sabariz na cidade de Dusseldorf.

 

Cerca de mil pessoas participaram no evento, organizado pelo Clube Português em Dusseldorf e com a participação de cozinheiros e cozinheiras de Sabariz, que levaram os potes em ferro e os sabores das tradições gastronómicas de Vila Verde até à Alemanha.

 
 

Além de dez caldos diferentes feitos em potes de ferro sobre fogueiras, foram igualmente confecionadas as tradicionais pataniscas de bacalhau. Também como em Sabariz, os caldos foram servidos em malgas de barro e com broa, levadas de Portugal para a Alemanha.

O vereador Patrício Araújo representou o Município de Vila Verde neste “Suppen-Festival”, que contou com o apoio da Junta de Freguesia e da Associação Popular de Sabariz..

 
 

A Cônsul-Geral de Portugal em Dusseldorf, Lídia Nabais, marcou igualmente presença, agradecendo às gentes e instituições de Sabariz e do concelho de Vila Verde a oportunidade de partilhar com os emigrantes portugueses e os alemães “a nossa boa gastronomia e as nossas tradicões regionais”.

Em nome do Município de Vila Verde, Patrício Araújo agradeceu também aos emigrantes empresários que assumiram a organização do evento, o sabarizense José Esteves e os sócios Filipe Castelo e Armando Cortes.

 

Este grupo de empresários portugueses na Alemanha, que gerem três espaços de restauração – o Clube, o Frango Português e a Cave Tapas, onde promovem a gastronomia portuguesa e privilegiam produtos de Vila Verde – pretendem integrar na programação da Rota das Colheitas a Festa do Caldo em Dusseldorf. José Esteves aponta o próximo evento para o segundo domingo de novembro de 2023, tendo endereçado já o convite à presidente da Câmara Municipal de Vila Verde.

A Cônsul-Geral Lídia Nabais manifestou a intenção de, em setembro do próximo ano, deslocar-se a Vila Verde para participar na Festa do Caldo do Pote em Sabariz, que habitualmente se realiza no terceiro sábado de setembro.

 

Comentários

comentários

Você pode gostar...