Calema, Plutonio, Dj Dadda, Pedro Abrunhosa, Richie Campbell e Mastiksoul animam as Festas de Fafe
De 6 a 14 de julho, Fafe celebra as Festas em honra de Nossa Senhora de Antime. Integrando como é habitual a componente festiva e religiosa, o programa da edição 2024 terá como cartaz os concertos dos Calema, Plutonio, Dj Dadda (12 de julho), Pedro Abrunhosa, Richie Campbell, Mastiksoul (13 de julho). A programação contempla também música, moda, exposições, os números tradicionais habituais – Fado de Coimbra, Mostra de Folclore e Despique das Bandas Filarmónicas de Revelhe e de Golães -, culminado com desfile alegórico na noite de encerramento.
O dia 6 de julho, sábado, marca o arranque simbólico das festas em Antime, com um Sunset (Dj Filipe Carvalhais), um concerto de Aronis Showe a atuação do DJ Botinhas. Trata-se de uma forma de assinalar as Festas na freguesia de Antime com um forte envolvimento popular.
No dia 10 de julho, quarta-feira, o Teatro Cinema acolhe o espetáculo «Coeur d’Amour» (Carmina Burana), seguindo-se, às 22h00 a inauguração das iluminações festivas, na Praça 25 de Abril.
No dia 11 de julho, quinta-feira, a Praça 25 de Abril será palco do Desfile de Moda e Vestidos de Chita que terá lugar na Arcada, sendo a noite animada pelo Dj Rui Cabanelas.O fim de semana arranca com programação intensa e diversificada onde também não faltará o desporto, com provas de ciclismo e animação de bombos.
No dia 12 de julho, será apresentado o projeto de Certificação dos Entrançados da Palha, na Estação Memória, a partir das 11h00. Este é o culminar de um longo processo de trabalho que permite formalizar e oficializar a certificação desta arte tradicional e popular, acrescentando-lhe valor com chancela própria.
O Arquivo Municipal acolhe uma Exposição histórico-documental evocativa do Centenário do Teatro Cinema de Fafe «100 anos de História, 100 anos de Memórias». A exposição, patente até dia 31 de outubro, passa em revista o percurso histórico da mais emblemática sala de espetáculos do concelho. A inauguração está prevista para dia 12, às 17h30.
A noite de sexta, 12 de julho, será marcada pelos concertos dos Calema, Plutonio e Dj Dadda e Djs Cromos da Noite que terão lugar no Parque da Cidade e cuja zona envolvente albergará os divertimentos e um espaço para street food e bares. Na mesma altura, pelas 22h30 realiza-se a Noite de Fado de Coimbra, na escadaria da Igreja Nova. Às 00h30, acontecerá o primeiro espetáculo pirotécnico do programa festivo.
A noite de sábado, 13, será animada pela Mostra de Folclore na Praça 25 de Abril e pelos concertos de Pedro Abrunhosa, Richie Campbell, Mastiksoul e Dj André Tentuga, no Parque da Cidade. Também a finalizar a segunda noite festiva terá lugar um espetáculo pirotécnico.
A animação de domingo é garantida pelo habitual Despique e Concerto das Bandas Filarmónicas de Revelhe e de Golães. O programa encerra com o Desfile Alegórico «Fafe, estamos tão perto», a partir das 23h00.
Durante as Festas de Fafe, nos dias 12 e 14 de julho, o Município promove visitas encenadas ao Teatro Cinema intitulado «A minha casa é o Teatro Cinema». Os visitantes serão conduzidos, em grupo, pela história e memórias do Teatro Cinema visitando espaços mais e menos conhecidos da sala de espetáculos na companhia de uma atriz que viaja no tempo.
A organização está, uma vez mais, a cargo do Município de Fafe. Prevendo-se a grande afluência de público às Festas de Fafe, estará em vigor uma campanha de sensibilização para a correta deposição de resíduos no recinto plano de segurança e socorro, bem como a sinalização e distribuição dos principais espaços destinados a estacionamento, vias de acesso pedonal e cortes estratégicos de trânsito. Estão para o efeito mobilizadas as autoridades de socorro e de segurança.
Programa das celebrações religiosas de 8 a 14 de julho
Domingo, 14 de julho, e último dia das Festas de Fafe, será dedicado ao programa religioso que começa com uma missa solene na Igreja Paroquial de Antime às 8h15, presidida pelo bispo auxiliar da Arquidiocese de Braga, D. Delfim Gomes, acompanhada pelo Coral de Antime, que culmina com a cerimónia do adeus no Lugar do Lombo e regresso da imagem da Senhora de Antime à sua igreja de origem.
Considerado o ponto alto das festividades religiosas, o dia de domingo atrai milhares de pessoas , para a Majestosa Procissão, que se concentram particularmente na Ponte de S. José onde tem lugar, pelas 10h15, o tradicional encontro de imagens e vénia, uma das mais impressionantes manifestações simbólicas da fé de um povo. A procissão prossegue pelas ruas de Fafe, com uma breve paragem na Câmara Municipal para cumprimentos, seguindo em direção à Igreja Nova de S. José, onde se realizará a missa no seu interior. À tarde, e após as habituais orações, realiza-se a procissão do regresso, com despedida no lugar do Lombo, rito de bênção do mural dedicado a Nossa Senhora de Antime e chegada à Igreja Paroquial de Antime pelas 20 horas.
O programa religioso abrange vários dias e contempla, de 8 a 12 de julho, Missas com Pregação, em Antime, a partir das 20h00. A novidade, deste ano, é a Peregrinação do Frágeis, no dia 10 de julho, na Igreja de Antime, às 10h30, possibilitando que os mais vulneráveis, como utentes de centros sociais das paróquias e outras estruturas residenciais para idosos, se juntem às celebrações.
Nos dias 12 e 13 de julho, contaremos com a realização do 43º Encontro de Coros Litúrgicos do Arciprestado de Fafe, na Igreja Nova de S. José, às 21h00. Em Antime, na noite de dia 13, terá lugar a Procissão de Velas, com início na Capela de S. Brás até à Igreja Paroquial de Antime, seguida de Pregação e Bênção do Santíssimo, às 21h30.