Caminho Português de Santiago de Leon de Rosmithal
O Município de Vieira do Minho, em parceria com as Câmaras Municipais de Cabeceiras de Basto e Póvoa de Lanhoso, organizou uma caminhada com o intuito de dar a conhecer o traçado que irá integrar o Caminho Português de Santiago de Leon de Rosmithal.
Esta parceria entre as três Autarquias juntou mais de 60 participantes. A caminhada iniciou na Zona Fluvial de S. Nicolau, em Cabeceiras de Basto, atravessou as freguesias de Rossas e Guilhofrei, em Vieira do Minho, e acabou na ponte medieval de Mem Gutierres, na Póvoa de Lanhoso.
Em Vieira do Minho, o Caminho Português de Santiago de Leon de Rosmithal estende-se ao longo de 10 km e atravessa o município desde o lugar de Calvos, em Rossas, até ao lugar de Louredo, em Guilhofrei. Apresenta ao longo do seu traçado vários elementos patrimoniais e paisagens diversas.
São de destacar a Capela de São Frutuoso, o imponente espigueiro das Casas Novas, a zona de lazer do Ribeiro da Lama, o Pelourinho de Rossas, a Igreja Paroquial de São Tiago em Guilhofrei, o caminho rural do Olival do Senhor, as alminhas e a Casa da Muda, a Ribeira das Ínsuas e os vestígios da antiga calçada medieval.
Para mais informação sobre o Caminho Português de Santiago de Leon de Rosmithal veja aqui
https://vieiraminhoturismo.com/caminho-portugues-de-santiago-de-leon-de-rosmithal/