Centro Escolar de Moreira de Cónegos com condições de excelência
O Presidente da Câmara de Guimarães, Domingos Bragança, inaugurou esta sexta-feira as obras da requalificação e ampliação da EB1 de Vermis, em Moreira de Cónegos, transformando este equipamento no novo Centro Escolar, resultado de um investimento superior a dois milhões de euros e que reforça a prioridade de Guimarães ao nível da criação de melhores condições físicas e estruturais na área da educação e ensino.
Na cerimónia de inauguração, Domingos Bragança sublinhou que “a educação é um pilar para Guimarães”, destacando a execução desta obra para servir a comunidade de Moreira de Cónegos e freguesias vizinhas. Integrado nas comemorações do “24 de Junho de 1128 – Dia Um de Portugal”, Domingos Bragança lançou o repto para a comunidade escolar no sentido de ser instituído “um prémio substantivo para os diversos graus de ensino” para distinguir o melhor trabalho, sobre o tempo histórico da Batalha de São Mamede, e assim envolver toda a comunidade escolar, na conquista de assinalar-se a nível nacional o dia 24 de Junho como o Dia Um de Portugal.
A diretora do Agrupamento de Escolas, Maria Jesus Carvalho, apontou este dia como “muito significativo”. “Podemos contar com um centro escolar para o desenvolvimento das atividades letivas que estes alunos merecem”, destacando a criação de uma biblioteca, polivalente e parque para as crianças do pré-escolar na transformação de “uma escola para o século XXI” e para “uma educação de excelência”, considerando o apoio da Câmara Municipal de Guimarães e os parceiros da comunidade de Moreira de Cónegos que têm contribuído para o desenvolvimento do agrupamento.
A coordenadora da EB1 de Vermis, Edite Sampaio, considerou que se fez história e enalteceu o apoio da autarquia, realçando a intervenção de Domingos Bragança e da Vereadora da Educação, Adelina Pinto, para a execução deste projeto. “Agradeço a todos aqueles que sonharam para que esta obra se concretizasse”, referiu.
O Presidente da Junta de Freguesia, António Brás, salientou que “esta é uma obra para várias gerações” atendendo à profunda reformulação, e acrescentou tratar-se de “uma escola pública com meios e equipamentos, corpo docente e colaboradores de excelência”.