Chegada da segunda aeronave KC-390 da Força Aérea Portuguesa
Beja, Portugal
28 de Junho de 2024
Aproximação final à Base Aérea N.º 11 (BA11), em Beja, Portugal, da segunda aeronave KC-390 da Esquadra 506 – “Rinocerontes” da Força Aérea Portuguesa (FAP), 26902, s/n 39000015, ICAO: 497CDD, escoltada por um de dois F-16 AM, pelas 11:30 locais de 28 de Junho de 2024.
Este KC-390, após cerimónia oficial de entrega a 26 de Junho de 2024, partiu de Gavião Peixoto (ICAO: SBGP), Estado de São Paulo, no Brasil, cerca das 20:00 UTC de 27 de Junho de 2024, voando com o “callsign” AFP02, tendo realizado uma primeira paragem técnica no Recife (ICAO: SBRF), Estado de Pernambuco, no Brasil, pelas 23:00 UTC. Descolaria cerca das 00:40 UTC de 28 de Junho de 2024, atravessando cerca de 5 000 km sobre o Atlântico, até realizar uma segunda paragem técnica no Aeródromo de Manobra N.º 3 (AM3), em Porto Santo, na Região Autónoma da Madeira, pelas 07:30 UTC de 28 de Junho de 2024. Descolaria daqui cerca das 09:00 UTC e alcançaria a BA11, em Beja, ao final de cerca de 1 hora e meia de voo, onde aterraria pelas 10:30 UTC (11:30 locais).
Em produção pela Embraer desde 2014, e com o primeiro voo a 3 de Fevereiro de 2015, o KC-390 tem um comprimento de 35,2 metros, uma envergadura de asa de 35,05 metros, é propulsionado por 2 motores IAE V2500-E5, que lhe permitem uma velocidade de cruzeiro de até 870 km/h. Tem uma tripulação de 4 elementos, podendo transportar 80 passageiros ou 66 paraquedistas equipados, com um peso máximo à descolagem de 81 toneladas. Tem um alcance operacional de 2 000 km (com 26 toneladas de carga) a 5 000 km (com 14 toneladas de carga), e até 6 240 km (em trânsito, sem carga).
Em 2019, foram encomendadas por Portugal, ao fabricante brasileiro Embraer, um total de 5 unidades (a serem entregues de 2023 a 2027), que irão substituir os Lockheed C-130 H “Hércules” da Esquadra 501 “Bisontes” da FAP. A primeira unidade, 26902, entrou ao serviço da FAP a 16 de Outubro de 2023. O KC-390 está designado pela FAP para as missões de transporte aéreo táctico e estratégico, evacuação médico-sanitária, busca e salvamento, vigilância e reconhecimento.
Além do país de origem, o Brasil (22 unidades), e de Portugal (5 unidades), o KC-390 tem encomendas registadas pela Áustria (4 unidades), Hungria (2 unidades), República Checa (2 unidades), Holanda (5 unidades) e Coreia do Sul. A Força Aérea da Hungria opera já, em testes, uma unidade do KC-390 (610), que aterrou na Hungria a 12 de Abril de 2024 e que deverá ter entrada ao serviço entre Setembro e Novembro de 2024.
Artigo publicado em parceria com “Espada & Escudo”