Chuva forte e neve para o Minho nos próximos dias
O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) colocou 10 distritos de Portugal Continental sob aviso amarelo devido à previsão de chuva forte.
O distrito de Braga, Porto e Viana do Castelo estão sob aviso amarelo desde as 00:00 de hoje até às 06:00 de segunda-feira devido à previsão de precipitação “por vezes forte”, que pode ser “pontualmente acompanhada de trovoada”.
No distrito de Braga, entre as 21.00h de 22 Fevereiro até às 06.00h de 24 Fevereiro, está prevista a queda de neve acima de 800 m, com acumulação acima de 1000 m, que poderá superior a 5 cm. Impactos prováveis: Perturbação causada por queda de neve com acumulação e possível formação de gelo (p. ex., vias condicionadas ou interditas, danos em estruturas ou árvores, abastecimentos locais prejudicados)
O distrito de Aveiro está sob aviso amarelo desde as 22:41 de sábado até às 09:00 de segunda-feira, devido à precipitação por vezes forte, que pode ser “pontualmente acompanhada de trovoada”.
Em Coimbra e Leiria, o aviso amarelo por chuva forte vigorou entre as 22:41 de sábado e as 06:00 de hoje, mas volta a estar ativo, no distrito de Coimbra, até às 12:00.
Viseu está sob alerta entre as 09:00 de hoje e as 09:00 de segunda-feira, a Guarda e Castelo Branco entre as 03:00 e as 09:00 de segunda-feira, Vila Real entre as 09:00 e as 15:00 e entre as 21:00 de hoje e as 06:00 de segunda-feira.
O aviso amarelo é emitido pelo IPMA sempre que existe uma situação de risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica.
Sete barras marítimas fechadas e três condicionadas
Sete barras marítimas estão este domingo fechadas à navegação no Continente e Açores e três estão condicionadas devido à agitação marítima.
De acordo com a Autoridade Marítima Nacional, as barras do Douro e de Esposende, na zona norte, estão hoje fechadas a toda a navegação.
Já as barras da Póvoa de Varzim e de Vila do Conde estão condicionadas, devendo as embarcações de calado superior a dois metros praticar a barra apenas no período compreendido entre duas horas antes e duas horas após a preia-mar.