Quantcast
 
 

Combustíveis vão descer menos de 20 cêntimos por litro

António Costa informou esta quinta-feira que o Imposto sobre Produtos Petrolíferos (ISP) irá descer na segunda-feira, permitindo uma redução de 20 cêntimos por litro nos combustíveis. Esta medida irá possibilitar a redução de 62% do aumento do preço da gasolina e 42% do gasóleo.

 

“Perante um cenário de inflação, ainda que temporário, o Governo agiu de forma rápida e identificou respostas para fazer face a esta crise com medidas económicas robustas e eficazes, que irão ajudar a conter os preços da energia e a mitigar o choque inflacionista, apoiar as famílias e as empresas e acelerar a transição energética, protegendo a coesão social e o crescimento económico”, disse o primeiro-ministro.

 
 

Tal como o Governo tinha anunciado, a descida temporária e extraordinária do imposto sobre os produtos petrolíferos equivalente a uma taxa intermédia no IVA vai entrar em vigor em maio e permitir uma descida significativa no preço final dos combustíveis.

No entanto, o efeito no preço final será inferior aos 20 cêntimos por litro indicados pelo primeiro-ministro no primeiro dia de debate sobre a proposta de Orçamento do Estado.

 
 

O número referido por António Costa traduz a dimensão da total descida do imposto sobre os produtos petrolíferos (ISP). O que não é a mesma coisa que a variação do preço final na bomba.

Comentários

comentários

 

Você pode gostar...