Arciprestado de Vieira do Minho tem novo Sacerdote
O Padre Ricardo André Lopes Azevedo, CSSp, foi nomeado pelo Arcebispo Primaz D.Jorge Ortiga Administrador Paroquial de São Julião de Tabuaças, São Paio de Eira Vedra e São Paio de Vilar Chão, no arciprestado de Vieira do Minho, com a moderação do Pe. Nuno Duarte Pereira Campos.
Segundo D.Jorge Ortiga ” No caminhar da vida Arquidiocesana importa ir criando condições para que as nossas comunidades e serviços diocesanos disponham de servidores.”
O Padre Ricardo André Lopes Azevedo pertence aos Missionários do Espírito Santo (Espiritanos) que são uma congregação de padres, irmãos e leigos associados fundados em 1703 por um jovem francês, Cláudio Poullart des Places, que deixou a carreira de direito para ser padre.
O Padre Ricardo foi ordenado presbítero por D. Francisco Senra, bispo auxiliar de Braga na Igreja Paroquial de Gamil, em 24 de Junho de 2018 de onde é natural.
O Padre Ricardo André foi catequista, leitor, animador do grupo de Jovens Sem Fronteiras na sua paróquia natal, enquanto estudava fiscalidade ou trabalhava no Exército, fez voluntariado em Cabo Verde, trabalhando na paróquia de São Miguel Arcanjo, na Calheta, bem como na Escola Padre Moniz. Fez diversas etapas de formação em Braga, Porto, Lille, Paris, Buenavista.
Com esta nova nomeação, o Padre João Baptista da Silva Lameiras, è dispensado, a seu pedido, da paroquialidade de São Paio de Vilar Chão, arciprestado de Vieira do Minho, continuando com a paroquialidade de Nossa Senhora da Esperança de Anissó, do mesmo arciprestado.
Por sua vez o Padre José da Silva Alves è dispensado da paroquialidade de São Julião de Tabuaças, arciprestado de Vieira do Minho, continuando com a paroquialidade de São João de Cova, Nossa Senhora do Rosário de Louredo e São Martinho da Ventosa, do mesmo arciprestado.
E por último o Padre Luís Taborda da Silva Jácome, è dispensado da paroquialidade de São Paio de Eira Vedra, arciprestado de Vieira do Minho, continuando com a paroquialidade de São Mamede de Caniçada, do mesmo arciprestado.
Estas necessidades pastorais que a Diocese tem de responder, faz parte das alterações que ” de um modo consciente e responsavel” são feitas na vida diocesana.
D.Jorge Ortiga apela a que “Que todas as comunidades tenham santos pastores segundo o coração de Jesus e ao jeito de São José que ajudou a oferecer Cristo ao mundo.”
A Vieiradominho.tv dá as boas vindas ao novo sacerdote.