Concluída a operação de requalificação do edifício da Adega Cultural de Vila Verde
Está concluída a operação de requalificação do edifício da antiga Adega Cooperativa de Vila Verde, para ser transformado num centro de artes e espetáculos. O Município vai, de seguida, avançar com os arranjos exteriores na envolvência, que estão integrados no projeto do Parque Urbano da Vila.
Entretanto, a Câmara Municipal de Vila Verde decidiu utilizar já parte deste edifício para a realização do “Festival da Febra”, no âmbito das Festas Concelhias em honra de Santo António.
Financiado pelo programa operacional regional Norte 2020, através do Fundo Desenvolvimento Regional (FEDER), o edifício da Adega Cultural representou um investimento superior a dois milhões de euros.
A par da área preparada para acolher grandes eventos e espetáculos, a estrutura abre espaço ao desenvolvimento do projeto do Museu do Vinho, sendo apontada como um novo polo de dinamização cultural do concelho.
Este novo equipamento dispõe de uma área coberta de 7000 metros quadrados, integrando o edifício reabilitado da antiga adega que surge ligado a uma nova estrutura paralela. A estrutura permite a criação de espaços expositivos, área museológica, zona para multiusos e estrutura com palco e bancada amovíveis para eventos e espetáculos.
A área exterior será ligada ao futuro Parque da Vila, que compreenderá uma extensão de 8000 metros quadrados, com disponibilidade de áreas verdes e atividades de lazer e desporto.