Quantcast
 
 

Conferência Anual das Cidades Criativas da Unesco oferece programa cultural diversificado

Entre 1 e 5 de Julho, Braga acolhe a XVI Conferência Anual da Rede das Cidades Criativas da Unesco, um evento que trará à cidade cerca de 350 delegações de mais de 100 países para debater e partilhar ideias sobre o futuro da Rede, procurando reforçar o papel transformador da cultura e da criatividade no desenvolvimento urbano sustentável. As reuniões na Conferência Anual não são públicas, mas fora da esfera de trabalhos foi idealizado um programa alargado com dezena e meia de actividades culturais, intitulado Be Creative Ágora, com acesso totalmente livre à população, que terá como palco espaços públicos e culturais de Braga, como o Mercado Municipal, a Casa Rolão, o jardim do Museu Nogueira da Silva e o Theatro Circo.

 

O programa Be-Creative Ágora resulta de propostas das sete sub-redes das Cidades Criativas da UNESCO. O mesmo destaca as expressões criativas encontradas em ambiente urbano, garantindo um ponto de encontro essencial para a convergência de dinâmicas locais e internacionais. Através de expressões artísticas e performativas, histórias poéticas e documentais, experiências gastronómicas e até descobertas de design, todos serão encorajados a explorar e criar novos caminhos para a criatividade.

 
 

Na abertura oficial, os delegados serão convidados para uma caminhada exploratória que visitará as várias exposições e instalações desenvolvidas para a Conferência, bem como performances que reflectem projectos desenvolvidos na área da música e do artesanato e artes populares.

“Uma carta à juventude” é a performance literária dirigida e interpretada por Susana Oliveira que irá decorrer a partir das 16h30, no Jardim Museu Nogueira da Silva. Pelas 17h00, na Avenida da Liberdade, um grupo de músicos de Idanha-a-Nova, Amarante e Leiria criarão um espectáculo em torno dos instrumentos tradicionais intitulado Toque, Eco e Retoque – Preservar e valorizar os instrumentos tradicionais, orientado pelos músicos Sara Yasmine (Sopa de Pedra) e António Sérginho (Retimbrar, Manuel Cruz), trabalhados por cada uma das cidades. A partir das 18h00, o percurso entre Campo da Vinha, Rua do Souto e Praça da República será animado pela performance “Arrumadores de pessoas”, dirigida e interpretada pela Companhia Radar 360º. Estes Arrumadores de Pessoas tomam o espaço da Avenida Central para com ele fazerem surgir o surpreendente, através de uma performance itinerante que junta o teatro físico, a dança e o mimo contemporâneo.

 
 

“Da matéria ao processo” é o título da exposição fotográfica com curadoria de Daniel Moreira e Rita Castro Neves, que estará patente no Mercado Municipal de Braga. Nesta exposição fotográfica espreitam-se escolhas de materiais e técnicas usadas para o desenvolvimento de peças de artesanato de forte assinatura pessoal e ambientalmente responsáveis. Também no Mercado Municipal estará patente a instalação da autoria de vários artistas intitulada “Dar voz às comunidades sub-representadas nas nossas cidades”, uma selecção de curtas metragens oriundas de diversos pontos do globo. A iniciativa contará também com uma oficina orientada por Tânia Dinis e uma Mostra de Trabalhos numa sessão especial a ter lugar a 4 de Julho.

“Entretecido” é o título da exposição de objectos têxteis das cidades portuguesas, com curadoria da Covilhã Cidade Criativa do Design, que estará patente no segundo piso da Casa Rolão, entre 1 e 5 de Julho, das 15h30 às 19h00. Edificada entre 1758 e 1761, a Casa Rolão foi desenvolvida pela iniciativa da família Rolão, que se dedicava ao fabrico de sedas, e projectada pelo arquitecto bracarense André Soares, um dos maiores artistas da arte rococó europeia. Nos dias de hoje a Casa é não só sede para a Livraria Centésima Página, como um espaço de incubação para empresas criativas das mais variadas áreas. Em diálogo com a história e traça do local, a Covilhã (Cidade Criativa do Design) propõe uma exposição inédita e única que traça um olhar sobre o design têxtil português, entre a história e a contemporaneidade. No mesmo espaço, estará também patente a exposição “O design de livros em todo o mundo”. A biblioteca apresentará uma colecção de livros reunidos a partir de contributos das Cidades Criativas do Design da UNESCO de todo o mundo, mostrando as suas contribuições únicas para o design.

 

O Theatro Circo irá acolher a exposição audiovisual “Beyond Borders: Interconnection & Sustainability”, que imerge os visitantes no projecto de Media Arts: City to City. Uma iniciativa intercultural comprometida com a cooperação entre as 25 Cidades Criativas de Media Arts da UNESCO. Esta exposição apresenta uma cuidada selecção de mais de 15 peças colaborativas criadas até à data.

A cidade de Viborg, Dinamarca, convidou crianças e jovens de todo o mundo para participarem do projeto Desenhar com a Dinamarca. Com o tema Green Together – Parcerias para um Futuro Sustentável, esta acção incentiva a reflexão sobre práticas ecológicas e sustentáveis no dia a dia. Durante a Conferência de Cidades Criativas da UNESCO em Braga, Viborg desafiou duas turmas do 1º ciclo de Braga a participar. Sob orientação do ilustrador Carlo Giovani, os alunos criaram obras que serão expostas ao público durante a conferência, de 1 a 5 de julho, no GNRation

 

“O Jardim de Babel” é o título da instalação sonora criada pelo artista sonoro português Pedro Augusto que apresentará uma colecção de leituras por autores internacionais nas suas línguas originais, seleccionadas pelas diferentes Cidades Criativas da Literatura. A transmissão contínua instalada no jardim do Museu Nogueira da Silva desafia os visitantes a descobrir os vários pontos de escuta e a experimentar a riqueza cultural e linguística que emana da Rede de Cidades Criativas, em diálogo direto com a beleza natural do espaço.

No Mercado Municipal de Braga irá decorrer a Oficina Cianotipia Gastronómica, orientada por Margarida Ribeiro. O convite é claro: uma jornada gastronómica através da história das especiarias e produtos encontrados nas várias lojas do Mercado.

 

Referência ainda para o Workshop Be Creative do a zine orientado por Vicente Mateus que irá decorrer na Centésima Página Jardim. Este workshop pretende visitar o mundo das publicações informais e independentes, abordando um pouco da sua história, algumas técnicas de desenho e impressão ao alcance de todas as mãos e disponibilizando ferramentas para a montagem e reprodução de uma fanzine com o contributo de todos os participantes.

Por vários locais da cidade irá passar uma Biblioteca Itinerante com foco em livros infantis. É a BeCA Biblioteca Itinerante que irá oferecer uma vasta gama de obras, desde clássicos até contemporâneos, adequados para todas as idades, incluindo livros ilustrados para bebés e títulos para adolescentes.

Comentários

comentários

Você pode gostar...