Quantcast
 
 

Conferência das Cidades Criativas da Unesco reforça importância da cultura enquanto ´elemento transformador´ dos territórios

Começou ontem, dia 1 de julho, a XVI Conferência Anual da Rede das Cidades Criativas da Unesco, um evento que traz à cidade cerca de 350 delegações de mais de 100 países. A conferência realiza-se sob o lema “Bringing youth to the table for the next decade”.

 

Na sessão de abertura, que decorreu no Forum Braga, Ricardo Rio, presidente da Câmara Municipal de Braga, sublinhou que esta iniciativa reúne um conjunto de cidades que acreditam que a cultura tem o ´poder de transformar os territórios, tornando-os mais competitivos, mais qualificados e criando condições para atrair mais pessoas´.

 
 

“Todos temos em comum o facto de acreditamos que a cultura está ligada à educação, à competitividade, à inclusão e à sustentabilidade, sendo um elemento central para a melhoria da qualidade de vida dos cidadãos. A isto junta-se a importante discussão que vamos promover sobre o papel primordial da juventude nos próximos anos”, disse.

Como salientou o autarca, esta rede tem trabalhado, nos últimos vinte anos, na partilha de experiências, no desenvolvimento de projetos comuns e no fomento de uma visão global sobre a cultura que se materializará com aprovação do ´Manifesto de Braga´, documento que ´defende a cultura como um objetivo autónomo na agenda internacional de desenvolvimento pós-2030´.

 
 

Ricardo Rio salientou ainda a importância da Rede das Cidades Criativas da Unesco trabalhar em colaboração outras redes. “Essa ligação permitirá fortalecer a rede das cidades criativas e ajudar a espalhar a palavra de que a cultura é um valor que deve estar na linha da frente na definição das políticas públicas a nível global”, concluiu.

A cerimónia de abertura contou ainda com as intervenções de Ernesto Ottone, Diretor-Geral Adjunto para a Cultura da UNESCO, e Andre Sobczak, Secretário-Geral da Eurocities, na qualidade de Keynote Speaker. António Guterres, secretário-geral da ONU, e Marcelo Rebelo de Sousa, presidente da República Portuguesa, deixaram uma mensagem vídeo que foi exibida durante a cerimónia. Também os presidentes da Câmara Municipal de Amarante, Barcelos e Santa Maria da Feira (concelhos que são cidades criativas da UNESCO) deixaram uma mensagem vídeo de apresentação dos seus territórios. 

 

Comentários

comentários

Você pode gostar...