Quantcast
 
 

“Cunhar Amor”, de Filipa Martins, apresentado aos alunos do 9º ano de Terras de Bouro

No âmbito do Programa Residências Artísticas, e no seguimento do acolhimento feito em Terras de Bouro à escritora, argumentista, cronista e jornalista Filipa Martins, no dia 18 de junho foi apresentado o monólogo poético “Cunhar Amor” às duas turmas do 9º ano da Escola Básica e Secundária de Terras de Bouro, fruto da sua residência artística no nosso concelho.

 

Na abertura das duas sessões a Vereadora da Educação, Dra. Ana Genoveva Araújo, deu a conhecer este projeto e evidenciou a relevância da literatura no nosso território, relembrando influentes escritores e poetas que se inspiraram nas nossas terras e nas nossas gentes, um deles, o grande Miguel Torga. Estabeleceu, também, a ligação entre as duas fases do projeto, a primeira com o qual os alunos já tiveram contacto em outubro de 2020 e agradeceu, ainda, à jovem e bastante talentosa escritora o resultado magnífico da sua escrita, ilustrando na perfeição a essência de Terras de Bouro e dos terrabourenses.

 
 

Neste seguimento, os alunos tiveram a possibilidade de ouvir o resultado deste trabalho, através da excelente interpretação realizada por Cristina Cunha, conceituada atriz portuguesa, que atribuiu sentimento e sentido a todas as palavras escritas.

Finda a apresentação, Helena Pereira, representante presente da Zet Gallery, responsável pela comunicação artística deste projeto, agraciou os contributos dados no decorrer de todo o trabalho. Mais ainda, evidenciou que este projeto, que envolve os 24 municípios minhotos, pretende resgatar e demonstrar, de forma não convencional, as várias tradições e costumes do Minho, neste caso, de Terras de Bouro, proporcionando momentos construtores do percurso escolar dos alunos.

 
 

De seguida, a escritora Filipa Martins agradeceu o acolhimento feito e explicou o processo de escrita, descrevendo-se como uma escritora que gosta de “calcorrear, viver, sentir” para executar a sua escrita e acredita ser esse o motivo do sucesso deste texto, assumindo ser uma enorme responsabilidade escrever sobre um povo. Dirigiu, ainda, um desafio para que este texto seja levado a palco, para que assim seja perpetuado o “Cunhar Amor”.

Para finalizar, foi aberto um período de esclarecimentos e/ou curiosidades, aos quais a escritora e a atriz puderam responder, terminando com a congratulação da professora de português, Fernanda Silva, pela oportunidade proporcionada por esta iniciativa, um grande contributo em contexto escolar.

 

Comentários

comentários

You may also like...

Deseja ativar as notificações Sim Não