Quantcast
 
 

Demonstração e treino com equipamento de inactivação de engenhos explosivos do Exército Português na República Centro Africana

Demonstração de procedimentos, técnicas e equipamento de inactivação de engenhos explosivos no decurso de formação e treino prestado pelo Módulo de “Route Clearance” da 15.ª Força Nacional Destacada como Força de Reacção Rápida (“Quick Reaction Force”, QRF) na Missão Multidimensional Integrada das Nações Unidas para a Estabilização da República Centro-Africana (MINUSCA), 15.ª QRF/MINUSCA ao contingente do Cambodja, Agosto de 2024, em Bangui, capital da República Centro Africana.

 
Fotos via Forças Armadas de Portugal

Além do especialista do Exército Português com o fato e capacete de protecção da Med-Eng ( Modelo 8 ), podemos observar o equipamento RE 70, produzido pela britânica Chemring Technology Solutions Ltd, assente sobre tripé com braço articulado ajustável, destinado a disromper e inactivar engenhos explosivos através da projecção, sem recuo, sobre os mesmos de um jacto de água (penetrante e cortante) de alta pressão, ou de projecteis sólidos ou de fragmentação com uma massa de até 100 gramas. O RE 70 usa dois compartimentos com água: um na posição dianteira, destinado a projecção sobre o objecto, e outro, à retaguarda, destinado a compensar a projecção do primeiro, anulando o recuo. O equipamento é apoiado por apontador laser ou óptico (acopláveis à lateral do tubo de projecção).

 
 

O equipamento de protecção individual do fabricante canadiano Med-Eng (Grupo Safariland), especializado no contexto de inactivação de engenhos explosivos (“Explosive Ordnance Disposal”, EOD) compreende, além de protecção balística alargada (com colarinhos de protecção ao pescoço, extensões sobre a zona pélvica, capacete com viseira, etc), sistema de arrefecimento e de comunicações. O controlo remoto visível na manga do antebraço esquerdo destina-se a operar o sistema de arrefecimento, o sistema de iluminação, e comunicações exteriores (altifalante).

A força destacada do Reino do Cambodja, actualmente na sua 10.ª rotação e com presença neste Teatro de Operações desde 2014, conta com um efectivo de 244 militares afecto à MINUSCA, compreendendo uma componente de engenharia multi-disciplinar.

 
 

A 15.ª QRF/MINUSCA, sob comando do (OF-4) Tenente-Coronel Henrique José Caetano Carvalho, é uma força maioritariamente constituída por militares do 1.º Batalhão de Infantaria Paraquedista (1BIPara), aprontados pelo Regimento de Infantaria N.º 15 (RI15), sediado em Tomar, compreendendo 215 militares, com elementos dos 3 ramos das Forças Armadas Portuguesas. O Módulo de “Route Clearance” conta com especialistas da Companhia de Engenharia de Combate Pesada (CEngCombPes) da Brigada Mecanizada (BrigMec) do Exército Português.


Edição e composição por “Espada & Escudo”

 

Comentários

comentários

Você pode gostar...