Quantcast
 
 

Descentrar convida a “mergulho cultural” nas praias fluviais de Adaúfe e Merelim S. Paio

Beneficiando do calor de Verão que se faz sentir, o programa cultural Descentrar vai migrar, neste mês de Julho, até às margens do rio Cávado, apresentando-se no dia 8, na Praia Fluvial de Adaúfe e no dia 23, na Praia Fluvial de Merelim (S. Paio).

 

Na bagagem, o Descentrar leva um programa cultural repleto de actividades, com novo circo, muita música e grande animação.

 
 

Na Praia Fluvial de Adaúfe, o programa começa bem cedo, no dia 8 de Julho, pelas 10h00, com os jogos de tabuleiro, da Cidade Curiosa. Às 16h00, tem início o espectáculo de novo circo, “Irmãos Esferovite”, com a Nuvem Voadora.

A partir das 17h00, têm início os concertos com Chica. Do Minho para Lisboa, a música de chica surge da implosão política e pessoal que caiu no seu lugar mais natural: a canção. “Brincar com o Cão” (2020) foi o seu primeiro single do seu projecto a solo. Em 2022 estreia com o EP “Cada Qual no seu Buraco”, composto entre o Minho e Lisboa ao longo de dois anos. As canções foram escritas e pensadas à sombra do desencantamento de quando se bate com o nariz na porta da vida adulta.

 
 

Pelas 18h00, tem início o concerto com Aline Frazão. Com mais de uma década de carreira e quatro álbuns de originais editados, Aline Frazão é um dos nomes sonantes da nova geração de músicos angolanos. Cantora, compositora, guitarrista e produtora, que nasceu e cresceu em Luanda, estreou-se em 2011 com “Clave Bantu”, disco que conta com duas parcerias inéditas com os escritores angolanos José Eduardo Agualusa e Ondjaki. Seguiram-se “Movimento” (2013), “Insular” (2015) e “Dentro da Chuva” (2018), todos discos aclamados pela crítica. Em 2020, Aline estreou-se no cinema com a banda sonora original de “Ar-Condicionado”. O seu quinto e último álbum de originais, “Uma Música Angolana”, editado no ano passado, foi considerado como um dos melhores discos de 2022 para a imprensa portuguesa e é o moto para este concerto a solo.

No dia 23 de Julho, o Descentrar segue até à Praia Fluvial de Merelim S. Paio, com a Associação a Associação Cultural Bombar’t e os concertos de Ana Lua Caiano e B Fachada.

 

Refira-se que o Descentrar é um programa cultural promovido pelo município de Braga com o objectivo de promover a divulgação e valorização de todo o território e do seu património cultural e natural, disponibilizando um programa cultural com novas criações artísticas e abordagens contemporâneas. O programa vai de encontro à estratégia cultural de Braga 20-30.

Comentários

comentários

 

Você pode gostar...