Quantcast
 
 

Dois F-16 da Força Aérea Portuguesa escoltam dois bombardeiros estratégicos B-52H dos EUA em missão da “Bomber Task Force”

Báltico
21 de Julho de 2024

 

Dois F-16 (M) da Força Aérea Portuguesa (15142 na foto) escoltam, sobre o Mar Báltico, a 21 de Julho de 2021, dois bombardeiros estratégicos B-52H “Stratofortress” (60-0024 e 60-0054 “Mud Buff”) da “2nd Bomb Wing” da Força Aérea dos Estados Unidos, afectos à “Bomber Task Force 24-4” (BTF 24-4).

 
 

O F-16 (M) da Força Aérea Portuguesa (FAP) está aqui armado com mísseis ar-ar AIM-9 Sidewinder, de curto-alcance, guiados por infra-vermelho e AIM-120 AMRAAM, de médio alcance, guiados por radar, e equipado com um “pod” de identificação e gestão de alvos Litening AN/AAQ-28(V). A FAP opera actualmente, e desde 1 de Abril de 2024, um destacamento de 4 aeronaves F-16 MLU e de 85 militares a partir da Base Aérea de Šiauliai, na Lituânia, em que, sob o contexto “enhanced Air Policing” da “NATO Baltic Air Policing”, realizada desde 2014, apoiam a protecção do espaço aéreo dos estados bálticos da Lituânia, Letónia e Estónia. Esta força portuguesa estará aqui a operar durante 4 meses, até 31 de Julho de 2024, tendo rendido o destacamento ali estacionada, desde Dezembro de 2023, da Força Aérea Francesa (“Armée de l’Air”), composto por aeronaves Mirage 2000-5F.

Os F-16 portugueses estiveram nesta missão com dois Eurofighters Thyphoon alemães (31+08 e 31+35), afectos à 74.ª Esquadra de Aviação Táctica (“Tatktischen Luftwaffengeschwader 74”) da Força Aérea Alemã (“Luftwaffe”) a operarem a partir da Base Aérea de Lielvarde, na Letónia.

 
 

Estes dois B-52H partiram da Base Aérea de Barksdale, no Louisiana, no Sul dos EUA, rumando a Norte, atravessando o Canadá, a Gronelândia, o Mar de Barents (onde foram acompanhados, cerca das 08:00 CET de 21 de Julho de 2024, por aeronaves MiG-29 e MiG-31 da Força Aérea da Federação Russa) e percorrendo a Finlândia, atravessando o Mar Báltico. Atravessaram então a Polónia, a Eslováquia, a Hungria e alcançaram finalmente a Base Aérea de Mihail Kogălniceanu na Roménia. Foram reabastecidos em voo por duas aeronaves Boeing KC-135 “Stratotanker” e uma Boeing KC-46 “Pegasus” da 100th “Air Refueling Wing” (100th ARW) da Força Aérea dos Estados Unidos, a operar a partir da Base Aérea de Mildenhall em Inglaterra.

O contexto de “Bomber Task Force” (BTF), “Força Tarefa de Bombardeiros”, da Força Aérea dos Estados Unidos, iniciado em 2018 (uma evolução das “Bomber Assurance and Deterrence Missions”, lit. “Missões de Garantia e Dissuasão de Bombardeiros”, iniciadas em 2014), envolve a projecção de forças compostas por bombardeiros estratégicos B-1B “Lancer”, B-2A “Spirit” e B-52H “Stratofortress” para diferentes Teatros de Operações, da Europa ao Indo-Pacífico, em operação integrada com forças locais em dinâmicas de agilidade, flexibilidade e projecção de força.

 

O B-52H é um bombardeiro estratégico propulsionado por oito motores Pratt & Whitney TF33-P-3/103, sustenta uma velocidade máxima de 1 050 km/h (em cruzeiro, 819 km/h), com um alcance de 14 200 km e um tecto de altitude de 15 000 metros. Tem um comprimento de 48,5 metros, uma envergadura de asa de 56,4 metros e um peso máximo à descolagem de 221 toneladas. É tripulado por 5 elementos (piloto, co-piloto, especialistas de sistemas de armas, de navegação e de guerra-electrónica), podendo transportar até 32 toneladas de diferentes combinações de bombas e mísseis. Está equipado com sistemas de auto-protecção anti-míssil, plataformas digitais de comando e controlo, sistemas de comunicações e electro-ópticos de gestão de alvos e de reconhecimento. Com origens históricas em 1952, a plataforma B-52H conta com um total histórico de 102 unidades construídas pela Boeing, estando actualmente disponíveis 76 unidades (58 afectas à “2nd Bomb Wing” e “5th Bomb Wing” e 18 à “307th Bomb Wing”, reserva).

Foto via Força Aérea Portuguesa
Artigo publicado em parceria com “Espada & Escudo”

 

Comentários

comentários

Você pode gostar...

Deseja ativar as notificações Sim Não