Quantcast
 
 

Tróia – Fuzileiros e “Lynx” em treino nocturno de aprontamento para a Lituânia

Tróia, Portugal
Fevereiro de 2024

 

Helicóptero Westland Super Lynx MK95A (“Super Lince”) em treino de inserção e recuperação de militares do Corpo de Fuzileiros da Marinha Portuguesa, aqui sobre o terraço do edifício da antiga Estação de Desmagnetização da Marinha (desactivada), geo-referenciação 38.45669597073498, -8.852441563962998 , ref. https://maps.app.goo.gl/xcauhUkfekjRacf48 , em Tróia, Portugal, em Fevereiro de 2024.

 
 
Foto via Marinha Portuguesa

Este treino insere-se num conjunto de acções de treino recentemente desenvolvidas na península de Tróia e na área de Pinheiro da Cruz, com vista ao aprontamento de uma Força de Fuzileiros, para projecção em Abril de 2024, em contexto NATO, para o Teatro de Operações da Lituânia. A região portuária de Klaipėda, o porto de mar de referência da Lituânia, dista cerca de 50 km da fronteira, a Sul, com a província da Federação Russa de Kaliningrad (“Калининград”).

A Força de Fuzileiros para a Lituânia 2024 (FFZ LTU24), composta por 146 militares, comandada pelo Capitão-tenente Fuzileiro Nuno Filipe Branco Correia Marques, está preparada em linha com o conceito “Light and Fast” (lit. “Ligeira e Rápida”), que visa projectar forças anfíbias ligeiras em acções distribuídas do mar para terra, de forma flexível, com elevada mobilidade e poder de fogo. Esta força compreende capacidade de Projecção, de Operações Especiais e de Inactivação de Engenhos Explosivos.

 
 

Foto via Marinha Portuguesa
Artigo publicado em parceria com “Espada & Escudo”

Comentários

comentários

 

Você pode gostar...