DSTGroup e Ordem dos Arquitetos cria Prémio Manuel Graça Dias para primeiras-obras
O dstgroup e a Ordem dos Arquitcetos vão homenagear Manuel Graça Dias, figura ímpar da arquitetura portuguesa, com o lançamento do Prémio Manuel Graça Dias dst — Ordem dos Arquitectos, Primeira Obra, que será apresentado já no dia 27 de outubro, pelas 18H00 no edifício dos Banhos de São Paulo, em Lisboa.
O objetivo é reconhecer e celebrar a qualidade da arquitetura produzida por arquitetos com formação recente, de forma a incentivar a prática profissional, no sentido da inventividade, considerações ambientais e boas-práticas, celebrando, ao mesmo tempo, o arquiteto como profissional, crítico, editor e divulgador.
As candidaturas poderão ser apresentadas a partir do dia 27 de outubro até dia 15 de janeiro de 2023 e o vencedor será divulgado no dia 24 de março do próximo ano.
“Ao lançarmos este prémio, pretendemos, fundamentalmente, sublinhar a imaginação, o inconformismo, a disponibilidade e a generosidade que Manuel Graça Dias sempre demonstrou”, afirma Jorge Figueira, responsável pelo pelouro da promoção da arquitetura da Ordem dos Arquitectos.
Já José Teixeira, presidente do dstgroup, patrocinador exclusivo do prémio, destaca que “o sucesso da atividade da dst depende da beleza em si, da beleza semiótica. A arquitetura é a disciplina que mais aproxima o quotidiano da vida de cada um, da terapia da beleza. O Manuel Graça Dias, com quem a dst teve o imenso prazer de trabalhar, foi o mais fiel intérprete da beleza das coisas construídas e das histórias das coisas em que a arquitetura coloca mão. Faz-nos muito bem, em conjunto com a sua Ordem dos Arquitetos, ter esta oportunidade de criar um prémio de arquitetura com o seu nome.”
A entrega do prémio, inteiramente financiado pelo dstgroup, ao vencedor, no valor de €20.000, está prevista para o próximo ano, a 11 de abril, data do aniversário de Manuel Graça Dias.