Quantcast
 
 

Duas centenas de pessoas rendidas aos “Cantares do Minho”

Cerca de duas centenas de pessoas vibraram com o concerto Cantares do Minho – quatro suites para trio de guitarras da autoria do reconhecido compositor português Fernando C. Lapa que estreou no passado sábado, 14 de maio, no Auditório Adelina Caravana do Conservatório de Música Calouste Gulbenkian de Braga.

 

Ao longo de uns curtos 60 minutos, o grupo bracarense Bracara Augusta Guitar Trio, dedicatário da obra interpretou as quatro suites de uma forma cativante que apaixonou o público presente.

 
 

A obra que articula 21 melodias tradicionais cantadas em terras do Minho, tem como epicentro na região de Braga e concelhos circundantes.

Cada uma das quatro suites reúne várias melodias tradicionais relacionadas com uma utilização mais habitual: na primeira, articulam-se canções de trabalho (cantigas de malhas, de vindimas, de maçadeiras, de rega do milho); na segunda, modas do S. João (festa com particular expressão na região bracarense e em todo o Minho e norte do país); na terceira suite reúnem-se melodias de caráter religioso (cantos da missa, encomendações das almas, cantos de janeiras e reis); e na quarta suite, danças e cantigas de romaria).

 
 

Refira-se que o concerto está integrado no projeto “Raízes Populares com Erudição” que tem como entidade promotora a Câmara Municipal de Braga, a Guit’Ars como organização e Litó Godinho como responsável artístico.

“Raízes Populares com Erudição” é um projeto de Alta Cultura, tendo como objeto a criação de obras para trio de guitarras compostas por Fernando C. Lapa, a sua edição pela AVA Musical Editions e a realização de dois concertos e gravação de um CD pelo Bracara Augusta Guitar Trio.

 

Comentários

comentários

Você pode gostar...