Politécnico de Viana do Castelo promove curso de Tratamento Estatístico de Dados em Saúde

Preparar os profissionais para a utilização do SPSS (software aplicativo do tipo científico) no processo de tratamento e análise estatística de dados é o principal objetivo da formação que a Escola Superior de Saúde (ESS) do Instituto Politécnico de Viana do Castelo (IPVC) vai ministrar de 31 de maio a 28 de junho. Inscrições para o curso decorrem até 26 de maio.

 

“O tratamento estatístico de dados é fundamental para as mais diversas áreas do conhecimento. Nas áreas da saúde, o tratamento de dados está presente na investigação, no planeamento em saúde, na avaliação de resultados e em diversas outras áreas”, constata o formador do curso de Tratamento Estatístico de Dados em Saúde, Luís Graça, referindo que “o recurso a suportes informáticos para tratamento estatístico de dados tem-se vulgarizado, sendo necessário articular a utilização de uma ferramenta informática, com suporte teórico”.

 
 

O curso dirige-se a profissionais de saúde e aborda o tratamento estatístico de dados com as técnicas mais habituais a área, articulando com fases e etapas do processo de investigação.

A formação terá um limite máximo de 20 formandos, sendo que 50% destas vagas são destinadas, preferencialmente, para enfermeiros (gestores, pedagógicos e tutores) de instituições parceiras que colaboram com a ESS-IPVC na realização de ensinos clínicos/estágios.

 
 

Com este curso pretende-se que “os formandos sejam capazes de caraterizar variáveis quanto à escala de medida, enquadrar tratamento de dados no processo de investigação, construir uma base de dados em SPSS (software aplicativo do tipo científico) e validar uma base de dados e operações com variáveis”, explica ainda o formador. Tomar decisões de tratamento descritivo de dados, conforme as variáveis quanto à escala de medida, com recurso ao SPSS, e tomar decisões de tratamento inferencial de dados, conforme as variáveis quanto à escala de medida e número de grupos em comparação e o número de momentos, com recurso ao SPSS são outros dos objetivos deste curso.

De destacar que o valor total da propina do curso é de 200€, sendo que este valor é reduzido em 40% para os formandos provenientes de instituições parcerias que colaboram com a ESS-IPVC na realização de ensinos clínicos/estágios.

 

Formação insere-se no âmbito do projeto BAITS

Carlos Rodrigues, presidente do IPVC, sublinha que esta formação é apenas uma das diversas que vão ser ministradas pelo Instituto no âmbito do projeto BAITS. “Estes cursos são dirigidos à atualização e reconversão, apostando-se em formações altamente especializadas, flexíveis, modulares e próximas das necessidades individuais, que permitem obtenção de microcredenciais, através de oferta de cursos de curta duração e algumas pós-graduações, algumas delas em modelo de ensino à distância.

 

A BAITS-IPVC terá ainda formações nas Áreas STEAM e Programas de Mentorias para jovens do ensino secundário e profissional e formações especializadas  dirigidas a adultos e organizações da região que pretendam apostar na formação dos seus quadros, formações essas de curta duração e pós-graduações, integradas na Alto-Minho Business School -Escola de Pós-graduação do Alto-Minho – que integra ofertas formativas nas seis Escolas do IPVC, em articulação com as três Unidades de Investigação (CISAS; PROMETHEUS, ADiTLAB).

Comentários

comentários

Você pode gostar...