Eloy Rodrigues recebe prémio nacional Maria José Moura
Esta terça-feira, dia 7 de dezembro, Eloy Rodrigues, diretor da Unidade de Serviços de Documentação e Bibliotecas (USDB) da Universidade do Minho irá receber, em Lisboa, o prémio Maria José Moura, na categoria Reconhecimento Profissional, instituído pela Associação Portuguesa de Bibliotecários, Arquivistas, Profissionais da Informação e Documentação (BAD).
Este prémio homenageia a memória de Maria José Moura, uma profissional de excelência que foi a grande responsável pela criação da Rede de Bibliotecas Públicas, em Portugal. A nomeação para o prémio é feita por associados da BAD e a seleção por um júri, tendo o prémio duas categorias: Jovem Profissional, além do Reconhecimento Profissional.
Eloy Rodrigues
Eloy Rodrigues nasceu no Porto em 1961. Licenciou-se em História, variante em Arqueologia e concluiu o Curso de Especialização em Ciências Documentais, opção de Biblioteca e Documentação, em 1990. Desde janeiro de 1992 exerce funções na Universidade do Minho, sendo desde 2002 Diretor de Serviços dos serviços de documentação (atual Unidade de Serviços de Documentação e Bibliotecas).
Na década de 1990 a atividade profissional de Eloy Rodrigues esteve focada no impacto das tecnologias de informação, em particular a Internet, nas bibliotecas, bem como na formação de utilizadores e profissionais de biblioteca. Mais recentemente tem dedicado uma parte significativa do seu trabalho à promoção do acesso aberto ao conhecimento e à ciência aberta. Em 2003, liderou a criação do RepositoriUM, o primeiro repositório institucional lusófono. Desde Julho de 2008 lidera a equipa da Universidade do Minho que desenvolve o projeto Repositórios Científicos de Acesso Aberto de Portugal. Tem também um importante papel nesta área ao nível internacional, tendo presidido à Confederation of Open Access Repositories (COAR) de 2015 a 2021 e sendo presentemente membro do Executive Board do OpenAIRE